‘Verdades Secretas 2’ é criticada na web e comparada a ‘Cinderela Baiana’
‘Verdades Secretas 2’ vem sendo bastante criticada desde que estrou no Globoplay. As críticas partem…
‘Verdades Secretas 2’ vem sendo bastante criticada desde que estrou no Globoplay. As críticas partem do público, que esperava uma “temporada” com a qualidade – já questionável – da primeira parte, e da crítica especializada. Texto raso e cenas de sexo sem propósito são apenas alguns dos defeitos apontados. Agora, a novela de Walcyr Carrasco chegou ao fundo do poço: o site Notícias da TV comparou a obra ao filme ‘Cinderela Baiana’, estrelado por Carla Perez em 1998.
O jornalista Guilherme Machado taxou o folhetim de “vergonha alheia”, recheado de cenas aleatórias, ridículas e constrangedoras.
Outras críticas são referentes à forma estereotipada como sadomasoquismo é tratado. O personagem de Gabriel Braga Nunes é adepto de BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo), numa trama repleta de cafonagem e desserviços, como é de costume do autor.
Patrícia Kogut, colunista do jornal O Globo, também já deu suas notas zero para ‘Verdades Secretas 2’. Ela detonou os erros na novela, a forma que o autor fala com o público e até a iluminação das cenas.
“Dá para entender a escolha artística. Mas o filho da Angel fazendo exames importantes na penumbra e personagens cozinhando no breu é estranho”, criticou.
Logo no primeiro capítulo, o público criticou uma situação totalmente inverossímil: depois de cinco anos, a lancha em que Alex morreu foi vasculhada. Nela, foi encontrado um projétil da arma que Angel havia disparado. O objeto permaneceu todo esse tempo invisível?
Texto pobre
Nunca é esperado muita qualidade de um texto de Walcyr Carrasco. Ele já assinou, por exemplo, as esquecíveis ‘Morde e Assopra‘ (2011), ‘A Dona do Pedaço‘ (2019), ‘Sete Pecados‘ (2007) e ‘Caras e Bocas‘ (2009).
Nome forte na Globo, o novelista é um dos poucos, senão o único, a entregar obras para qualquer horário da emissora destinado às novelas. Seja com suas tramas rurais e repetitivas às 18h, seja com histórias cheias de reviravoltas mirabolantes às 21h.
++ Ator revela truque para gravar beijo grego em ‘Verdades Secretas 2’
Walcyr é conhecido por escrever tramas populescas e com diálogos explicativos e forçados, duvidando da inteligência do público. Não poderia um autor com tamanha experiência e bagagem conciliar o popular com algo mais complexo? João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil, Da Cor do Pecado, A Cura) poderia dar algumas aulas.
Mesmo com os inúmeros defeitos, Walcyr Carrasco consegue por diversas vezes atingir seu objetivo, que é simplesmente alavancar a audiência da emissora com novelas que qualquer criança de sete anos consegue acompanhar. ‘Alma Gêmea‘ (2005), ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), ‘Êta Mundo Bom’ (2016) e ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2018) são alguns exemplos.
Faltou o autor empregar um pouco de seriedade e inteligência em ‘Verdades Secretas 2‘.