Vídeo: Equipe de reportagem é agredida ao vivo no Cidade Alerta PE
Uma equipe da TV Guararapes, afiliada da Record TV em Pernambuco, foi agredida por quatro…
Uma equipe da TV Guararapes, afiliada da Record TV em Pernambuco, foi agredida por quatro homens (veja o vídeo abaixo). A situação ocorreu durante a cobertura de um incêndio no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, nesta sexta-feira (10) na entrada ao vivo do programa Cidade Alerta. Os profissionais estavam gravando quando os agressores tentaram impedir a equipe de filmar o incêndio e conversar com as famílias afetadas.
+ Ex-BBB Paula faz aplicação, muda aparência e surpreende
O repórter Alex Silvestre, o cinegrafista Anderson Bolinha e o motorista Carlos Alberto foram agredidos pelos moradores. Na ocasião, o equipamento de filmagem foi danificado. Após o ataque, os agressores fugiram do local. A equipe de imprensa realizou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Boa Viagem.
Sindicato do Jornalistas se pronuncia
O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vem repudiar a ação covarde contra o repórter Alex Silvestre, o cinegrafista Anderson Bolinha e o motorista Carlos Alberto, integrantes da equipe de reportagem da TV Guararapes, ocorrida na noite dessa sexta-feira, dia 10 de março, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife.
Os profissionais estavam na cobertura de um incêndio num apartamento, quando quatro homens surgiram inesperadamente e ameaçaram a continuidade do trabalho jornalístico. Não satisfeitos, os indivíduos agrediram a equipe sem nenhuma justificativa e destruíram os equipamentos. Os trabalhadores da comunicação estavam no meio da via pública, ao vivo, durante o programa Cidade Alerta, apresentado pelo jornalista André Estanislau. O fato causou indignação e revolta aos telespectadores. Após a violência, os agressores fugiram sem deixar rastros.
Na realidade, os jornalistas continuam sofrendo agressões e algum tipo de violência quase que todos os dias. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou um relatório, constando o registro de 376 casos de agressões contra jornalistas e veículos de imprensa, em 2022
Estamos acompanhando o caso e manifestamos solidariedade aos colegas agredidos; colocamos também nosso corpo de advogados à disposição da equipe de reportagem.
O Sinjope e a FENAJ vão acionar formalmente os órgãos de segurança do Estado de Pernambuco para exigir apuração dos fatos e a responsabilização pelas agressões.
Recife, 10 de março de 2023 – Sinjope e Fenaj.
Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) também divulgou um nota repudiando o caso de agressão,
Nota de Repúdio
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudia a violência sofrida pela equipe da TV Guararapes, afiliada à Record TV, ocorrido na tarde desta sexta-feira (10) no bairro do Ipsep, na zona sul do Recife.
De maneira covarde, a equipe de reportagem foi intimidada e agredida fisicamente por um grupo de homens que destruiu o equipamento da emissora.
Solicitamos que os agressões sejam devidamente apuaradas e os envolvidos sejam exemplarmente punidos. Situações como essas não devem se repetir jamais.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO E TELEVISÃO
ABRATEL.
A Federação Nacional dos Jornalsitas (Fenaj) também se posicionou e relembrou que registrou 376 casos de agressões contra jornalistas e veículos de imprensa só em 2022.