Vilões do Batman no cinema: Do Pior ao Melhor | Especial Batman 85 anos
Vamos de lista!
Em celebração aos 85 anos do Homem Morcego, vamos agora falar de todos os vilões que foram adaptados para o cinema. Vamos de lista Do Pior ao Melhor!
OBS: Foram DESCONSIDERADOS na lista o filme derivado da série de TV, lançado em 1966, e as animações.
30. BANE (Robert Swenson) em “Batman e Robin” (1997)
Tem tanta coisa doida nesse filme que poucos lembram da existência do Bane nele. Mas ele existe sim! Sem dúvida é a pior adaptação de um vilão do Batman para o cinema. Bane virou um capacho mongol, idiota e sem nenhum tipo de personalidade.
29. ARLEQUINA (Lady Gaga) em “Coringa 2: Delírio a Dois” (2024)
Gosto demais da Lady Gaga mas sua Arlequina nesta continuação catastófica é impossível de comprar. Personagem mal aproveitada e totalmente descaracterizada do que realmente é a Arlequina. Fraquíssimo!
28. CORINGA (Jared Leto) em “Esquadrão Suicida” (2016)
Jared Leto é de longe a pior versão do Coringa. O ator transformou o personagem em um bad boy infantil, sem graça e irritante. Parece um menino mimado que não aceita receber um “não” da mamãe, aí resolve dar chilique. Insuportável!
27. MULHER-GATO (Halle Berry) em “Mulher-Gato” (2004)
Antes do longa solo do Coringa, já tivemos um filme de vilão do Batman. E o resultado foi esta abominação chamada “Mulher-Gato”.
26. VICTOR ZSASZ (Chris Messina) em “Aves de Rapina” (2020)
Victor Zsasz é um assassino em série completamente sádico que gosta de fazer uma marca em seu corpo para cada pessoa que mata. Um personagem interessante que já teve bons momentos nos quadrinhos do Batman. Mas aqui, em “Aves de Rapina”, o personagem não é nada interessante e serve de mero apoio para o Máscara Negra. Uma peça trivial, descartável e nada ameaçadora.
25. MR. FREEZE (Arnold Schwarzenegger) em “Batman e Robin” (1997)
O que faz Schwarzenegger ser um vilão melhor que Jared Leto é que, ao menos, o personagem tem carisma (graças ao ator) e é divertido. O filme é ruim, mas em meio ao clima carnavalesco do longa, o Mr. Freeze do nosso eterno Exterminador diverte.
24. THALIA AL GHUL (Marion Cotillard) em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012)
Cotillard é uma ótima atriz mas, infelizmente, está completamente sem graça neste terceiro filme da trilogia do Nolan. A vilã que está por trás de tudo soa forçada e pouco convincente. E o que falar daquela cena onde a personagem morre… Nada digno do talento de Cotillard.
23. CROCODILO (Adewale Akinnuoye-Agbaje) em “Esquadrão Suicida” (2016)
Crocodilo é um vilão bem popular do Batman mas não tem tantos atrativos. É um lagarto gigante brutamonte. No filme do “Esquadrão Suicida” ele não tem muito destaque mas cumpre a função de ser a força bruta do time. No longa eles optaram por maquiagem ao invés de um monstro em CGI.
22. MAX SCHRECK (Christopher Walken) em “Batman – O Retorno” (1992)
Poucos lembram desse vilão em “Batman – O Retorno”, mas em meio ao tom fantástico dos outros vilões do filme (Pingüim e Mulher-Gato), Walken é o empresário inescrupuloso que ficou deslocado no resultado final. Mas consegue ser bem mais interessante do que a Thalia de Marion Cotillard.
21. DUAS CARAS (Tommy Lee Jones) em “Batman Eternamente” (1995)
O que mais me surpreende nesta versão do Duas Caras é ver Tommy Lee Jones todo sorridente e caricato, já que sempre foi um ator bastante sério e sisudo. Fora isso, sua versão do Duas Caras é patética, e o personagem passa longe de ter a história trágica dos quadrinhos. O resultado foi um Duas Caras mais com Cara de Coringa da série de TV do que o próprio Duas-Caras.
20. HERA VENENOSA (Uma Thurman) em “Batman e Robin” (1997)
Apesar do filme ser bem ruim, Uma Thurman encarna com sensualidade a Hera Venenosa. De todos os três vilões do longa de 1997, é a que mais chega perto da essência dos quadrinhos. A Hera é sensual, enigmática e perigosa. E Thurman acerta em cheio tudo isso – apesar do péssimo roteiro.
19. MÁSCARA NEGRA (Ewan McGregor) em “Aves de Rapina” (2020)
Se existe algo de interessante nesta adaptação do Máscara Negra é, sem dúvida, o talento e carisma de Ewan McGregor. Ele se diverte, ele dá o tom e assume a galhofa da brincadeira. Pena que o roteiro não aproveita tão bem o personagem.
18. PISTOLEIRO (Will Smith) em “Esquadrão Suicida” (2016)
“Esquadrão Suicida” é muito ruim, mas se há algo para salvar no filme é a Arlequina e este Pistoleiro do Will Smith, que deve-se muito ao carisma do ator.
17. PINGUIM (Danny DeVito) em “Batman – O Retorno” (1992)
O visual é sem dúvida o maior atrativo deste Pinguim. A maquiagem de Stan Winston é incrivel, e Danny DeVito se diverte pra caramba no papel. Não tem muito a ver com o personagem dos quadrinhos, mas combina bastante com o mundo criado pelo diretor Tim Burton.
16. CARMINE FALCONE (Tom Wilkinson) em “Batman Begins” (2005)
Carmine Falcone é um dos mafiosos mais poderosos de Gotham e figura sempre presente nos quadrinhos do Batman. Mas só foi em “Batman Begins” que ele foi levado para o cinema. Apesar de não ter muito tempo de tela, é interpretado magistralmente por Tom Wilkinson.
15. CHARADA (Jim Carrey) em “Batman Eternamente” (1995)
Eu amo Jim Carrey e gosto do seu Charada. Particularmente, é a única coisa que salva em “Batman Eternamente”. O Charada é um vilão muito mais misterioso e interessante do que vimos no filme, mas diante do mundo galhofa criado pelo diretor Joel Schumacher, Carrey é o que salva.
14. CARMINE FALCONE (John Turturro) em “Batman” (2022)
Turturro encarna um Falcone mais ativo no submundo de Gotham, e com uma ligação maior ao personagem do Bruce Wayne. Turturro, como sempre, é um arraso.
13. MULHER GATO (Anne Hathaway) em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012)
Mais realista e misteriosa, a Mulher-Gato de Anne Hathaway pode não ter muito o que fazer no filme, mas ganha bons momentos e possui uma personalidade instigante que deve-se bastante ao carisma de Hathaway.
12. BANE (Tom Hardy) em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012)
Apesar de perder todo o brilho com a revelação de quem é, de fato, Bane ao final do filme, o personagem é uma força bruta que traz tensão, medo e imprevisibilidade.
11. MULHER-GATO (Zoë Kravitz) em “Batman” (2022)
Kravitz é sedutora, mantém o flerte sempre presente com o Batman e seu carisma é imenso. Uma adiação coesa e competente que combina com o mundo criado por Reeves em “The Batman” (2022).
10. CHARADA (Paul Dano) em “Batman” (2022)
Inspirado no serial killer da vida real, Zodíaco, Paul Dano rouba os holofotes como um sujeito imprevisivel e instável. Dano sempre foi um excelente ator, e aqui ele ganha a oportunidade de esbanjar este talento em um filme mainstream.
09. CORINGA (Joaquin Phoenix) em “Coringa” (2019)
Assim como fez Heath Ledger, Joaquin Phoenix segue um estilo mais realista do Coringa, e o filme solo do vilão já é uma das obras-prima moderna. Mas o personagem perde pontos e posições devido à péssima continuação que desmente o primeiro filme, e entrega um péssimo Coringa que, infelizmente, prejudica em retrocesso o longa original. Infelizmente!
08. ARLEQUINA (Margot Robbie) em “Esquadrão Suicida” (2016)
A melhor coisa que tivemos em “Esquadrão Suicida” foi Margot Robbie de Arlequina. A atriz foi uma escolha perfeita e encarnou com maestria a personalidade da personagem – apesar do péssimo filme.
07. MULHER-GATO (Michelle Pfeiffer) em “Batman – O Retorno” (1992)
Continua sendo a Mulher-Gato mais icônica de todos os tempos. Misteriosa, sagaz e sedutora, Michele Pfeiffer brilha e entrou no imaginário pop definitivamente. Mais uma vez, é uma versão totalmente à lá Tim Burton e combina com o seu filme, pois não tem muito a ver com os quadrinhos.
06. PINGUIM (Colin Farrell) em “Batman” (2022)
Colin Farrell é outro que rouba a cena em “Batman” do diretor Matt Reeves. Enfim, um pinguim bufão e mafioso! Já quero mais!
05. ESPANTALHO (Cillian Murphy) em “Batman Begins” (2005)
Murphy já tem cara de doido e de alguém imprevisível. Sua escolha para viver o Espantalho foi um dos grandes acertos de Christopher Nolan em “Batman Begins”. Fenomenal!
04. RA’S AL GHUL (Liam Neeson) em “Batman Begins” (2005)
Liam Neeson também está ótimo como um dos vilões mais enigmáticos do Batman. Ganhou uma versão mais realista aqui, mas não perde a essência. É uma das peças fundamentais para a história de “Batman Begins”.
03. CORINGA (Jack Nicholson) em “Batman” (1989)
Jack Nicholson como Coringa é o Jack Nicholson sendo o Jack Nicholson (o que não é algo ruim). Para o estilo do filme de Tim Burton e com a história apresentada, o ator combina. Um dos grandes nomes de Hollywood, Nicholson possui uma presença cênica invejável. Seu Coringa é palhaço, mas não deixa de ter seus momentos imprevisíveis.
02. DUAS CARAS (Aaron Eckhart) em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008)
Além do fenomenal Coringa de Heath Ledger no filme, o Harvey Dent/Duas Caras de Aaron Eckhart não se apaga e é um dos melhores vilões do Batman já adaptados para a telona. Merece sua percela de reconhecimento. Com uma história fechadinha, o personagem possui um arco excelente onde acompanhamos sua trajetória até o fundo do poço. E que visual maravilhoso! Ameaçador e instigante.
01. CORINGA (Heath Ledger) em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008)
Muitos podem até achar o Coringa de Joaquin Phoenix mais complexo, e eu não descordo. Mas são personagens distintos em sua concepcão (ainda bem) e em ideias completamente diferentes.
Mas Heath Ledger merece o primeiro lugar porque sem ele não existiria o Coringa de Joaquin. O estilo realista e sombrio do personagem foram apresentados primeiramente por Ledger, e sua atuação alavanca ainda mais a tensão e imprevisibilidade de “Batman – O Cavaleiro das Trevas” – que continua sendo o meu filme favorito de super-herói. Ledger ganhou o Oscar póstumo em 2009 por sua atuação como o personagem.