Luto

Wolfgang Petersen, diretor de ‘Força Aérea Um’ e ‘Tróia’, morre aos 81 anos

Notícia foi divulgada por sua produtora

(Foto: Divulgação)

Wolfgang Petersen, que conduziu seu aclamado filme em alemão “O Barco – Inferno no Mar” (“Das Boot”) em uma carreira dirigindo blockbusters de Hollywood como “Na Linha de Fogo”, “Força Aérea Um”, “Mar em Fúria” e “Tróia” morreu. O diretor alemão tinha 81 anos.

A notícia foi confirmada por sua produtora.

“O Barco – Inferno no Mar” (1981) foi a angustiante história da vida a bordo de um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial; A genialidade do filme foi que Petersen realizou a façanha improvável de fazer o público sentir pelos homens comuns que serviam no submarino, que estavam todos ao menos nominalmente a serviço da causa nazista – até mesmo o capitão, interpretado por Jurgen Prochnow, que ele próprio aproveitou o papel no filme em uma carreira como ator de personagem em Hollywood. Oferecendo suspense e tragédia, o longa foi indicado a seis Oscars – um número enorme para um filme estrangeiro – incluindo dois para Petersen, de diretor e roteiro adaptado.

O primeiro filme de Petersen em Hollywood foi a aventura de fantasia de 1984 “História Sem Fim”, que ele dirigiu e co-roteirizou. Depois dirigiu outros sucessos de público como “Força Aérea Um” com Harrison Ford, “Mar em Fúria” e “Tróia”, com Brad Pitt.

Petersen foi casado com a atriz alemã Ursula Sieg até o divórcio em 1978.

Ele deixa a segunda esposa Maria-Antoinette Borgel, uma supervisora ​​de roteiro alemã e assistente de direção com quem se casou em 1978, e um filho de Sieg, roteirista e diretor Daniel Petersen.