Aposentadoria

Woody Allen anuncia aposentadoria do cinema

Woody Allen está se preparando para filmar seu 50º longa-metragem, “Wasp 22”, em Paris no…

Woody Allen está se preparando para filmar seu 50º longa-metragem, “Wasp 22”, em Paris no mês que vem, mas o cineasta de 86 anos anunciou sua aposentadoria como diretor de cinema.

Em uma nova entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia, Allen revelou que o próximo filme, um thriller inteiramente em francês, será o seu último. Poucos detalhes da trama são conhecidos sobre o longa, embora Allen o tenha comparado a “Match Point” e o tenha descrito como “emocionante, dramático e também muito sinistro”.

Outrora um dos diretores mais prolíficos de Hollywood, a produção cinematográfica de Allen diminuiu devido ao interesse renovado nas alegações de abuso sexual de longa data feitas por Dylan Farrow contra ele. Rejeitado por muitos dos atores da lista A que costumavam trabalhar com ele, Allen trabalhou principalmente na Europa nos últimos anos.

Allen disse que planeja se concentrar em escrever livros depois de se aposentar do cinema. Ele lançou recentemente sua quinta coleção de contos de ficção, “Zero Gravity”, e manifestou interesse em escrever um romance completo em um futuro próximo. Seu livro de memórias “Apropos of Nothing” foi publicado em 2020. Tanto “Apropos of Nothing” quanto “Zero Gravity” tiveram problemas para encontrar editores devido às acusações contra ele.

Esta está longe de ser a primeira vez que Allen fala sobre a aposentadoria. Em uma recente aparição no Instagram Live com Alec Baldwin, Allen explicou que a crescente ênfase da indústria cinematográfica no streaming e as janelas de lançamento nos cinemas mais curtas tornaram o cinema menos atraente para ele.

“Provavelmente farei pelo menos mais um filme. Muita emoção se foi”, disse ele na época. “Quando eu costumava fazer um filme, ele ia para o cinema em todo o país. Agora você faz um filme e passa algumas semanas em um cinema. Talvez seis semanas ou quatro semanas e depois vai direto para streaming ou pay per view… Não é a mesma coisa… Não é tão agradável para mim.”