“Zootopia”: roteirista acusa Disney de plágio
Segundo ele, há semelhanças em personagens, diálogos e até mesmo na moral do filme: a superação dos estereótipos
De acordo a Variety, o roteirista Gary Goldman move um processo contra a Walt Disney Studios por plágio. Ele alega que a ideia inicial do filme “Zootopia”, que venceu o Oscar de Melhor Animação, é dele.
No documento, alega-se que diálogos, personagens e até mesmo o nome “Zootopia” foram plagiados. Goldman teria criado o projeto em 2000, mostrado ao estúdio neste ano e novamente em 2009, e sido rejeitado nas duas vezes.
Semelhanças
Nos rascunhos de Goldman há um esquilo chamado Mimi, fofo e otimista e, por isso não é levado a sério. A personagem é muito parecisa com Judy, a policial coelho do longa da Disney. Há também uma hiena cínica e alheia à sociedade chamada Roscoe. O animal se parece muito com a raposa Nick.
“Apesar de a Walt Disney proteger rigorosamente seus próprios direitos autorais, a empresa desenvolveu uma cultura que não apenas aceita, mas encoraja o uso não autorizado de materiais de terceiros”, disse o roteirista.
Em resposta, um porta-voz da Disney negou as acusações. “É uma tentativa de ganhar algo em cima de um filme de sucesso que ele não criou”, disse. O processo também alega que a moral do filme é parecida: realização de sonhos e superação de estereótipos.