FUTEBOL

A joia do Corinthians que saiu de Aruanã

Autor do gol diante do São Paulo, Adson nasceu no Vale do Araguaia

Adson comemora gol em clássico paulista. Foto: Marcos Ribolli

O gol marcado, de cabeça, no empate com o São Paulo (1×1) confirma que Adson, de 21 anos, está entre as principais revelações do Corinthians e do Campeonato Brasileiro. Adson é goiano e, por uma casualidade, teve que mudar a cidade natal na certidão de nascimento. É que, por falta de vaga no hospital de Aruanã, a mãe, dona Raquel, professora da rede municipal, teve que ir de ambulância para dar a luz na cidade de Goiás, a 250 quilômetros de distância. No caminho, porém, a bolsa estourou e Adson nasceu em Araguapaz, como consta na certidão.

Na verdade, o menino viveu os primeiros anos de vida e deu os primeiros chutes e dribles em Aruanã. A joia do Corinthians foi descoberta pelo empresário Gil Pimentel, que viu no garoto, um craque acima da média. Talento assim, merecia um grande clube e Gil conseguiu que ele fizesse um teste no Real Madri, quando tinha apenas 13 anos. Após 25 dias na Espanha, Adson, que era raquítico, 1,42 m de altura e 32 quilos, retornou ao Brasil.

Gil conta que o jogador tinha a maturação óssea atrasada e que teve que investir em um tratamento com nutricionista e endocrinologista. Só um medicamento, indicado por um médico espanhol, custava cerca de R$ 2 mil e 800 por mês. Hoje ele tem 1,71 m e pesa 64 quilos. A família veio para Goiânia e Adson disputou o Campeonato Goiano sub-20 pelo Jaraguá, em 2017. O pai, Adílson Soares, chegou a trabalhar como roupeiro do Vila Nova.

Outra providência de Gil Pimentel foi contratar uma empresa para produzir material de vídeo, mostrando a genialidade do atleta. Em parceria com outros agentes – o ex-jogador Roni e Fábio Melo – o empresário o negociou com o Corinthians , ainda em 2017. Adson vai conquistando espaço na equipe titular e ganha projeção no mercado internacional. A família retornou para Aruanã, onde o jogador agora faz os primeiros investimentos.