Título e Rebaixamento

A uma rodada do fim, Campeonato Brasileiro ainda tem decisões em jogo

O Palmeiras é virtualmente campeão brasileiro, mas ainda há chance para Atlético-MG e Flamengo, que podem ficar com o troféu

Resta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro e, apesar de o título estar encaminhado para o Palmeiras, muita coisa está em jogo e tudo será decidido a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (6).

JÁ DEU PALMEIRAS?

O time alviverde é virtualmente campeão brasileiro, mas ainda há “milagre” matemático, e tanto Atlético-MG quanto Flamengo podem ficar com o troféu.

O Palmeiras será campeão vencendo ou empatando com o Cruzeiro. O jogo ocorre em Belo Horizonte, e a equipe mineira, que se livrou do rebaixamento, busca agora confirmar a vaga na Sul-Americana.

Em caso de derrota paulista, é necessário que Atlético-MG ou Flamengo vençam e tirem uma enorme vantagem no saldo: os mineiros precisam reverter um panorama de, pelo menos, oito gols de vantagem, enquanto os cariocas têm esse número ampliado para, no mínimo, 16 gols.

Como está a tabela?
1° – Palmeiras: 69 pontos (saldo de gols +31 e 63 gols marcados)
2° – Atlético-MG: 66 pontos (saldo de gols +23 e 51 gols marcados)
3° – Flamengo: 66 pontos (saldo de gols +15 e 56 gols marcados)

As chances de título (segundo a UFMG):
Palmeiras: 99,97%
Atlético-MG: 0,03%
Flamengo: 0%

Os jogos:
Cruzeiro x Palmeiras
Bahia x Atlético-MG
São Paulo x Flamengo

VAGAS DIRETAS NA LIBERTADORES: QUARTETO DISPUTA TRÊS VAGAS

O Botafogo chegou ao seu décimo jogo seguido sem vitória ao empatar com o Cruzeiro e acabou ultrapassado pelo Grêmio, que venceu o Vasco na despedida de Luis Suárez da torcida gaúcha.

Os dois são os principais concorrentes na luta por uma vaga direta na Libertadores, mas até mesmo Atlético-MG e Flamengo, 2° e 3° colocados na tabela, não estão garantidos —o Palmeiras, por outro lado, é nome confirmado na fase de grupos.

O time de Tiago Nunes precisa vencer o Inter fora de casa para sonhar com o G4 — empate e derrota não servem. Em caso de vitória, a vaga direta vem se houver um tropeço envolvendo Atlético-MG, Flamengo e Grêmio.

Como está a tabela?
2° – Atlético-MG: 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols +23 e 51 gols marcados)
3° – Flamengo: 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols +15 e 56 gols marcados)
4° – Grêmio: 65 pontos (20 vitórias, saldo de gols +6 e 60 gols marcados)
5° – Botafogo: 64 pontos (18 vitórias, saldo de gols +23 e 57 gols marcados)

Os jogos:
Bahia x Atlético-MG
São Paulo x Flamengo
Fluminense x Grêmio
Inter x Botafogo

SUL-AMERICANA: AINDA DÁ PRO SANTOS?

O Cruzeiro empatou com o Botafogo, se livrou do rebaixamento e, de quebra, ficou bem perto de se garantir na Sul-Americana. A equipe mineira chegou aos 46 pontos.

O Santos, que ainda luta contra a queda para a Série B, é o único que pode atormentar a vida dos mineiros nos critérios de desempate: o time de Marcelo Fernandes soma 43 pontos e, se vencer, pode assumir a 14ª posição — neste caso, é preciso de uma vitória simples do Palmeiras sobre o elenco cruzeirense.

Como está a tabela?
14° – Cruzeiro: 46 pontos (11 vitórias e saldo de gols +3)1
5° – Santos: 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24)

Os jogos:
Cruzeiro x Palmeiras
Santos x Fortaleza

QUEM CAI?

Bahia, Vasco e Santos vão para a última rodada com risco de queda —Goiás, Coritiba e América-MG já caíram.

A situação menos apertada é a do Santos, que soma 43 pontos e depende só de si para permanecer na elite nacional. Até mesmo uma derrota para o Fortaleza pode servir, desde que Vasco e Bahia também sejam derrotados.

O Vasco também não precisa de uma “forcinha” de terceiros, mas tem o sinal de alerta ligado porque só está à frente dos nordestinos.

Já o Bahia agoniza e necessita de uma vitória —e de tropeços de Vasco ou Santos— para jogar a Série A de 2024. Um empate até serve, desde que os cariocas percam para o Bragantino.

Como está a tabela?
15° – Santos: 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24)
16° – Vasco: 42 pontos (11 vitórias e saldo de gols -11)
17° – Bahia: 41 pontos (11 vitórias e saldo de gols – 6)

O risco de queda (segundo a UFMG):
Bahia: 68,9%
Vasco: 24,9%
Santos: 6,2%

Os jogos:
Bahia x Atlético-MG
Vasco x Bragantino
Santos x Fortaleza