LIBERTADORES

Adversário do Bahia, The Strongest joga em estádio com maior altitude da Libertadores

Palco da estreia do Tricolor no torneio, o Estádio Hernando Siles fica a 3637 metros acima do nível do mar

Estádio Hernando Siles
Foto: José Tramontin/Athletico-PR

De volta à Libertadores após 36 anos, o Bahia terá de superar um “adversário a mais” para chegar à fase de grupos do torneio. Isso porque o clube brasileiro enfrentará o The Strongest, da Bolívia, conhecido por mandar suas partidas no estádio que possui uma das maiores altitudes do continente. Localizado na cidade de La Paz, o Estádio Hernando Siles fica a 3637 metros acima do nível do mar.

Historicamente, os clubes brasileiros sempre enfrentaram dificuldades e não voltam com boas recordações quando vão jogar em La Paz e em outros locais com a famosa altitude, que costuma sufocar os visitantes que são pouco acostumados com o ar rarefeito. Potosí, também na Bolívia e com 3.967 metros de altitude, e Quito, no Equador, com 2.850 metros, são outros pesadelos para os brasileiros.

Em 2025, o Hernando Siles será o estádio com a maior altitude da Libertadores, já que o Always Ready, também da Bolívia, que manda seus confrontos na cidade de El Alto, localizada a 4.090 metros acima do nível do mar, não se classificou para a competição. Além do The Strongest, que também manda seus jogos na praça esportiva é o Bolívar, que entrará direto na fase de grupos do torneio.

O estádio mais alto do mundo é o Daniel Alcides Carrión, que fica situado na cidade de Cerro de Pasco, no Peru, a 4.378 metros acima do nível do mar. No entanto, ele nunca chegou a ser palco de uma partida de Libertadores, já que o Unión Minas, equipe local, nunca se classificou para disputar o campeonato.