CRITICAS

Alípio Nogueira, cronista da Rádio Bandeirantes, é criticado por comentários machistas a companheira de rádio

O fato é o segundo que ocorre na emissora, em 2021, dois jornalistas foram afastados após comentários racistas contra o jogador Celsinho

Alípio Nogueiro, cronista esportivo. Foto: Divulgação - Sagres

Nesta segunda-feira (24), uma fala do cronista esportivo Alípio Nogueira, da Rádio Bandeirantes, ganhou uma repercussão negativa, principalmente nas redes sociais. Durante um programa da emissora, o cronista realizou um comentário machista para uma colega de trabalho, no qual destaca o tipo de roupa utilizado pela jornalista.

“Hoje ela tá de mais, de mine saia. Por isso tem nego que vai para a delegacia da mulher. Porque a moça vem vestida desse jeito e o povo bate, agride, conversa fiada. Não é o certo, mas também não é certo ela vir com esse tipo de traje aqui não”, disse Alípio Nogueira durante o programa.

A fala não foi bem digerida e ganhou repercussão negativa nas redes sociais, com muitos comentários de apoio a profissional. Entre os comentários, a jornalista Ana Zimmerman, da Rede Globo destacou. “Isso aconteceu em 2022? De que idade média saiu este ser?! Minha solidariedade pra colega humilhada por este ‘jornalista’!”, disse no comentário.

Outra jornalista, a goiana Bárbara Falcão, também comentou o fato e disse que o ocorrido é algo corriqueiro na rádio. “Privilégio masculino é nunca ter que passar por isso. Comecei no jornalismo esportivo, nessa mesma equipe, esse tipo de ‘comentário” sempre foi corriqueiro. Com 17 anos e muito amor ao jornalismo, obviamente eu não reagia. Passou da hora de punir essas pessoas”, disse.

Após ser duramente criticado, Alípio Nogueira foi usou suas redes sociais para dar sua versão. “Reconheço que foi uma brincadeira infeliz. Esclareço que ela não estava nesses trajes. Não imaginei que fosse tomar esse rumo. É uma menina com quem brinco na redação todos os dias. Sem maldade. Me desculpem!”, disse o cronista.

Caso parecido na emissora

Este é o segundo caso de comentários inapropriados que ganha repercussão negativa na emissora. Em 2021, dois jornalistas da emissora foram afastados de suas funções após cometerem ato racista contra o jogador Celsinho. Na ocasião, os cronistas falaram a respeito do cabelo Black Power do atleta. Os dois foram denunciados pelo caso.

“O cabelo deve pesar demais, né Vinícius?”, disse o narrador Romes Xavier. O repórter Vinícius Silva respondeu. “Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”, disse.