‘Alô, você’: morte do apresentador Fernando Vannucci faz quatro anos
Vannucci construiu carreira de três décadas no jornalismo esportivo da Globo e foi demitido por aparecer no ar comendo bolacha
A morte do apresentador Fernando Vannucci, dono de trajetória marcante no jornalismo esportivo, completou quatro anos no último domingo (24). Vannucci é o criador do famoso bordão “alô, você”, que repetia no início das transmissões.
Conhecido por ser o rosto do jornalismo esportivo da Globo durante quase três décadas, o jornalista passou pelo Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular e Gols do Fantástico. Foi afastado da emissora em 1998, depois de desobedecer uma norma da direção e aparecer no ar comendo bolacha.
Em entrevista ao UOL em 2018, dois anos antes de falecer, ele disse que gostaria de voltar à Globo. “Morrer trabalhando na Globo seria um fecho de ouro na minha carreira. Um prêmio, uma vitória. Nem que fosse como Léo Batista ou Cid Moreira, que estão meio afastados, mas que volta e meia participam”.
Depois de ser demitido, Vannucci acionou a emissora na Justiça e venceu o processo em 2010. “Fiquei chateado e movi um processo trabalhista pedindo vínculo empregatício, pois estava lá como pessoa jurídica, e danos morais. Demorou, mas venci”, declarou.
O jornalista nasceu em Uberaba e começou a carreira em uma rádio de Minas Gerais, onde ficou até a década de 1970. Mais especificamente na rádio Sete Colinas (onde ficou de 1968 a 1971). Ele comandava o programa ‘Pintando o Sete’.
“Fernandinho sempre foi muito criativo, com a desenvoltura dos grandes radialistas”, disse ao Globo Esporte o radialista João Batista Rodrigues, que conheceu Fernando Braz (verdadeiro nome de de Vannucci) em Uberaba. “Falar sobre o Fernando é uma alegria, pelo que ele representou pelo rádio brasileiro. A desenvoltura dele cobrindo carnaval na Globo era extraordinária”.