Galo Líder

Anápolis vence Goianésia e garante liderança; Azulão é rebaixado

Para não depender de outros resultados, Azulão precisava de uma vitória simples para confirmar permanência na elite

Anápolis vence Goianésia e confirma primeira colocação
Foto: clicanuto | AFC

O Anápolis confirmou a liderança da primeira fase do Campeonato Goiano ao vencer o Goianésia por 2 a 1 neste domingo (23/2), no Estádio Jonas Duarte. O resultado teve impacto direto na parte de baixo da tabela, rebaixando o Azulão para a segunda divisão. Os gols saíram no segundo tempo, e os visitantes jogaram com um homem a menos desde a metade da primeira etapa, após a expulsão de Luiz Fernando.

O primeiro tempo foi de poucas emoções, com um duelo travado no meio-campo e escassas oportunidades de gol. O Anápolis teve mais posse de bola e chegou com mais perigo, mas pecou na eficiência.

O Goianésia, que dependia apenas de si para se manter na elite do Goianão, viu sua situação se complicar ao perder o atacante Sandrinho, lesionado, e logo depois, ficar com um a menos após a expulsão do zagueiro Luiz Fernando.

A melhor chance do Galo veio em cobrança de falta de Ariel, que colocou a bola na área com precisão, mas Fábio e Igor Cássio se atrapalharam, desperdiçando a finalização. O Azulão até tentou explorar os contra-ataques, mas sem qualidade no último passe, pouco ameaçou o goleiro Paulo Henrique.

Logo no início da segunda etapa, o Anápolis abriu o placar. Após boa jogada trabalhada, Ariel cruzou na medida para André, que subiu mais que a defesa adversária e testou firme para o fundo das redes, sem chances para Matheus Cabral.

O Goianésia, mesmo com um jogador a menos, tentou reagir, mas encontrava dificuldades para criar chances reais de gol. Melhor em campo, o Galo ampliou com Ariel. Após confusão dentro da área, o camisa 10 aproveitou a sobra e bateu de primeira para fazer o segundo.

Nos minutos finais, o Azulão do Vale conseguiu diminuir com um gol de pênalti convertido por Jackson. Precisando da vitória para escapar do rebaixamento, o time partiu para o tudo ou nada e até criou boas oportunidades, mas o goleiro Paulo Henrique fez defesas importantes, garantindo o triunfo do Anápolis.

Classificação

Com a vitória, o Anápolis terminou a fase classificatória na liderança, com 23 pontos, e enfrentará a Abecat nas quartas de final. Já o Goianésia fechou sua participação na 11ª colocação, com 10 pontos, e foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Goiano.