Mesmo com um a menos, Anápolis vence o Vila Nova e sai na frente na final do Goianão
Mesmo com jogador a menos, Anápolis derrota Vila Nova e abre vantagem para o jogo de volta da final do Goianão

O Anápolis largou na frente na final do Campeonato Goiano. Jogando no estádio Jonas Duarte, o Galo venceu o Vila Nova por 2 a 0, na noite deste domingo (23), e chega para o jogo de volta com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para conquistar o título. A partida foi marcada por uma forte chuva, atraso no início e a expulsão de Rubinho ainda no primeiro tempo, mas o time anapolino soube se impor e saiu com a vitória.
O jogo
O primeiro tempo começou com o Vila Nova controlando a posse de bola e balançando as redes logo no início com Gabriel Poveda, mas o gol foi anulado por impedimento. O Anápolis respondeu com Ariel, que exigiu grande defesa de Halls após um cabeceio forte.
Aos 19 minutos, um lance crucial: Rubinho fez falta em Poveda na entrada da área. Inicialmente, o árbitro marcou pênalti, mas, após revisão, a infração foi confirmada fora da área e resultou na expulsão do jogador do Anápolis. Com um a mais, o Vila tentou pressionar, criando chances com Tiago e Poveda, que acertou a trave, mas não conseguiu converter em gol.
No segundo tempo, o Vila Nova intensificou o ataque. Igor Henrique, em duas oportunidades, finalizou para fora e parou no goleiro Paulo Henrique, que teve atuação decisiva. Elias também teve uma grande chance, mas o arqueiro do Anápolis fez defesa espetacular. Poveda, em contra-ataque, ficou cara a cara com o goleiro, mas tentou dominar a bola em vez de finalizar e perdeu a chance.
Quando parecia que o jogo terminaria sem gols, o Anápolis foi letal nos acréscimos. Aos 46 minutos, Vini Locatelli acertou um chute forte para abrir o placar. Logo em seguida, após um erro do goleiro Halls, Samuel Michels aproveitou e marcou por cobertura, fechando o placar em 2 a 0 para o Galo.
A decisão será no próximo domingo (30/3), às 17h, no estádio Serra Dourada. O Anápolis pode perder por um gol de diferença para ficar com o título. Já o Vila Nova precisa vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis ou por três gols ou mais para conquistar o troféu no tempo normal.