Fórmula 1

Aos 18 anos, Verstappen faz história e vence o GP da Espanha

O holandês segurou as investidas de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que ficou em segundo.

Max Verstappen fez história neste domingo. O holandês, que fez sua corrida de estreia na Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Barcelona e, aos 18 anos de idade, tornou-se o piloto mais jovem a subir ao lugar mais alto do pódio em uma prova na história da modalidade.

O garoto, que substituiu Kvyat durante a última semana por opção da montadora austríaca, mostrou maturidade de gente grande para manter-se na liderança após duas paradas. O holandês segurou as investidas de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que ficou em segundo.

O alemão Sebastian Vettel completou o pódio, na terceira posição. O tetracampeão do muno manteve a posição após uma longa briga com Daniel Riccardo. O australiano de Red Bull havia ficado na primeira posição após a colisão de Lewis Hamilton e Nico Rosberg logo na primeira volta, mas falhou na estratégia de paradas e perdeu o pódio.

Felipe Massa, que largou em 18º com sua Williams, conseguiu uma recuperação surpreendente, ganhou dez posições e terminou em oitavo. Já Felipe Nasr, mais uma vez, não teve um desempenho excelente. Mesmo assim, conseguiu ficar em 15º após ter largado em 20º.

Apesar da eliminação precoce, Rosberg segue liderando o Mundial de Pilotos, com 100 pontos, agora, seguido por Kimi Raikkonen (61). Lewis Hamilton caiu um posto e está em terceiro, com 57.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o tradicional Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa da temporada, dos dias 26 a 29 de maio.

Confira a classificação do Grande Prêmio da Espanha:

1. Max Verstappen(HOL/Red Bull)
2. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
7. Sergio Perez (MEX/Force India)
8. Felipe Massa (BRA/Willliams)
9. Jenson Button (GBR/McLaren)
10. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
11. Esteban Gutierrez (MEX/Haas)
12. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
13. Jolyon Palmer (GBR/Renault)
14. Kevin Magnussen (DIN/Renault)
15. Felipe Nasr (BRA/Sauber)
16. Pascal Wehrlein (ALE/Manor)
17. Rio Haryanto (IND/Manor)

Não completaram a prova:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Haas)