Aos 46 anos, Serra Dourada está há 457 dias sem jogos oficiais
Última partida no gigante do Centro-Oeste foi em dezembro de 2019
O maior palco esportivo de Goiás, o estádio Serra Dourada, completa neste dia 9 de março seu 46° aniversário. O Gigante do Centro-Oeste, que já foi palco de grandes partidas e recebeu inúmeros astros do futebol, atualmente está há 457 dias sem receber um jogo oficial. A última partida realizada no local foi no dia 8 de dezembro de 2019, entre Goiás e Grêmio.
Inaugurado em 1975, o Serra Dourada foi por muito tempo a casa do futebol goiano. Atlético, Goiânia, Goiás e Vila Nova já comemoraram muitos títulos no estádio. Além de jogos goianos, a praça esportiva também já recebeu grandes confrontos, como final de Copa do Brasil e Sul-americana, duelo de Libertadores e também foi sede da Copa América de 1989. A seleção brasileira também já esteve no estádio por 15 oportunidades.
Grandes nomes do futebol também já puderam desfilar seu futebol no Serra Dourada, o maior deles foi Pelé. Além do rei do futebol, o craque argentino Maradona também atuou por 4 vezes no local. Zico, Sócrates, Ronaldo, Caniggia, Robbem e Neymar também já jogaram no gramado goiano.
Atualmente o estádio tem capacidade para suportar 42 mil e 49 espectadores, porém no jogo inaugural, o local bateu seu recorde de público. No duelo entre Seleção Goiana e Seleção de Portugal, 79 mil 610 presentes viram a vitória dos goianos por 2 a 1. O primeiro gol do estádio foi do português Octávio, mas Linconl e Tuíra deram a vitória para os donos da casa.
Com o gramado revitalizado e algumas adequações de segurança, o Serra Dourada hoje reúne condições de sediar jogos do Goianão e da Copa do Brasil e espera poder fazer parte novamente das conquistas goianas. Apenas para duelos da Série A do Brasileiro o local não tem condições, já que a CBF exige uma iluminação diferente que é a de 2500 lux. O processo de licitação da troca de iluminação está em andamento.