Após clássico, Atlético-GO chega a 75% de ser rebaixado, enquanto Goiás tem 46% de ir para a Sul-Americana
Vitória faz equipe esmeraldina se aproximar de competição continental, enquanto rubro-negro tenta se livrar do Z4
Goiás e Atlético Goianiense se enfrentaram pela sexta e última vez nesta temporada no último fim de semana. No duelo que aconteceu no estádio da Serrinha, o Esmeraldino levou a melhor por 2 a 1 e chegou aos 32 pontos, enquanto o rubro-negro permaneceu com 22, na penúltima colocação da Série A do Campeonato Brasileiro. Com mais 14 jogos até o fim da competição, a porcentagem varia de acordo com cada objetivo dos clubes.
O Atlético Goianiense, que com a derrota anunciou a saída de Jorginho e acertou a contratação de Eduardo Baptista, tem 75,3% de chances de ser rebaixado para a Série B em 2023. A estimativa é do Departamento de Matemática da UFMG, que é especializado em números do futebol brasileiro. O rubro-negro, que divide suas atenções com a semifinal da Copa Sul-Americana, ainda tem 1,1% de chance de ir para a Sul-Americana, nos moldes atuais. Lembrando que o número de vagas pode aumentar, em caso de título brasileiro das duas competições continentais.
O Goiás, por sua vez, tem chances mínimas de ser rebaixado devido ao bom momento que passa sob o comando de Jair Ventura. São apenas 2,9% de chance de cair, similar à porcentagem da Libertadores, que foi discurso recorrente do presidente Paulo Rogério Pinheiro, que é de 2,5%. Para voltar a Copa Sul-Americana, o Esmeraldino tem 46,4% de voltar a uma competição continental, o que não acontece desde 2020, quando foi eliminado precocemente pelo Sol de América.
Pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense volta aos gramados no próximo domingo (4), às 18h (horário de Brasília), contra o Atlético-MG, no estádio Antônio Accioly. Antes disso, o rubro-negro encara o São Paulo, na ida da semifinal da Copa Sul-Americana, na quinta (1), às 21h30, no Serra Dourada. O Goiás, por sua vez, vai visitar o Santos na outra segunda-feira (5), na Vila Belmiro, às 20h, pelo Campeonato Brasileiro.