APOSENTADORIA

Após duas décadas, Alex Garcia encerra ciclo na seleção brasileira de basquete

Aos 41 anos, "Brabo" segue no Bauru. Pelo Brasil, disputou cinco Mundiais e conquistou a Copa América de 2009 e duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Com os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016 no currículo e uma extensa trajetória nas quadras, o ala Alex Garcia anunciou nesta segunda-feira (19) a sua aposentadoria da seleção brasileira masculina de basquete. Ao todo foram duas décadas dedicadas a representar o país.

Também conhecido como “Brabo”, ele disputou ainda cinco Mundiais. Entre seus títulos mais relevantes estão a Copa América de 2009 e ainda duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, na República Dominicana, e Rio-2007, no Brasil. Aos 41 anos, ele vai dar sequência a sua carreira no Bauru Basket-SP.

“É uma decisão tomada há algum tempo. Em 2016, após a Olimpíada, eu pensei em parar, mas agora é verdade mesmo. Tinha confiança de jogar a Olimpíada (de Tóquio-2020) e me despedir depois. Mas o esporte é assim. Fizemos um grande Pré-Olímpico, mas não deu. Agora me despeço mesmo”, afirmou o jogador, que recebeu uma homenagem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Diante de sua trajetória como atleta, Alex Garcia destacou alguns pontos importantes que viveu nas quadras. “Nossa geração ganhou um respeito internacional muito grande. Você olhava nos rivais internacionais e eles sabia que, para ganhar da gente, tinha que suar bastante. Foi uma geração com seus grandes momentos. E momentos ruins também”, disse.