Grupo F

Após levantar taça, Atlético Goianiense recebe LDU na estreia da Sul-Americana

Rubro-negro foi campeão estadual no último fim de semana e volta aos gramados nesta terça (5), no estádio Antônio Accioly

Capitão Marlon Freitas lidera o Atlético Goianiense no início da Copa Sul-Americana, diante da LDU. Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

O Atlético Goianiense não teve muito tempo para comemorar o seu 16º título do Campeonato Goiano. Após ser campeão no último sábado (2), no dia do seu aniversário e vencendo o rival Goiás na Serrinha, o elenco do rubro-negro se reapresentou no domingo (3) e volta aos gramados nesta terça-feira (5). Desta vez, o Dragão estreia na Copa Sul-Americana e recebe a LDU, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Antônio Accioly.

Com ainda três competições pela frente, o rubro-negro estreia em duas delas nesta semana. Após a Sul-Americana, o Atlético Goianiense terá o Flamengo pela frente, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A partir desta semana, serão oito consecutivas com partidas aos fins e meio de semana, entre os torneios e com direito a terceira fase da Copa do Brasil, quando irá enfrentar o Cuiabá.

Essa será a terceira participação do Atlético Goianiense na Copa Sul-Americana, sendo a segunda consecutiva. No último ano, o rubro-negro ficou na segunda posição e foi eliminado de maneira invicta. Lembrando que apenas os primeiros colocados avançam. Nesta temporada, o Dragão encara, além da LDU, o Defensa Y Justicia-AR e o Antofagasta-CHI no grupo F.

Para sua estreia, o Atlético Goianiense busca quebrar um jejum: marcar seu primeiro gol na competição no estádio Antônio Accioly. Em 2012, o rubro-negro mandou suas partidas contra Figueirense e Universidad Católica-CHI no Serra Dourada. No ano passado, sem a presença do público, foram três jogos e todos eles encerrados com o placar de 0 a 0, um fator crucial para a não classificação.

Pensando neste duelo, o treinador Umberto Louzer não vai contar com seus reforços. O zagueiro Gabriel Noga e o volante Edson Fernando ainda não possuem condições físicas ideais para estrear, o defensor está mais perto de jogar, porém o meia ainda não atuou neste ano e vai precisar de um tempo maior. O atacante Diego Churin até poderia ser relacionado, porém, não foi regularizado, assim como os outros. Arthur Henrique sentiu um incômodo no último treino e não foi relacionado.

O atacante que chegou por empréstimo junto ao Grêmio, até o fim da temporada, desembarcou em Goiânia neste último domingo (3). Churin fez um trabalho físico nesta última segunda-feira (4) e já apareceu em algumas fotos oficiais. Ele chega ao Atlético Goianiense após ser campeão gaúcho, tendo atuado nas duas partidas decisivas da competição, entrando nos minutos finais. Ele ainda não balançou as redes em 2022.

Como chega a LDU?

Tradicional na América do Sul, a Liga de Quito já conquistou os títulos da Libertadores (2008), Sul-Americana (2010) e Recopa (2009 e 2010). No grupo considerado “da morte” da fase de grupos, o time equatoriano está na quarta colocação em sua competição nacional, após seis jogos disputados, 10 pontos foram conquistados, seis atrás do líder Barcelona de Guayaquil.

Sob o comando do argentino Pablo Marini, que está no clube desde o ano passado e já disputou 28 partidas na totalidade, a LDU não vence há três jogos. Com um empate na fase preliminar da Copa Sul-Americana, após ter vencido na ida, outra igualdade pelo Campeonato Equatoriano, pelo placar de 4 a 4, a equipe foi derrotada pelo Emelec na última sexta-feira (1), por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
Atlético Goianiense x LDU

Data: 5 de abril, 2022
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO

Árbitro: Gery Vargas-BOL
Assistentes: José Antelo-BOL e Edwar Saavedra-BOL
4º árbitro: Ivo Mendez-BOL

Atlético: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Édson e Jefferson; Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho; Shaylon, Wellington Rato e Léo Pereira. Técnico: Umberto Louzer

LDU: Gonzálo Falcón; Andrés López, Franklin Guerra, Zaid Romero e Christian Cruz; Ezequiel Piovi (Moisés Corozo), Joao Ortiz, Gustavo Nnachi (Bryan de Jesús) e Adolfo Muñoz; Alexander Alvarado e Tomás Molina. Técnico: Pablo Marini