De saída

Após seis anos no clube, lateral-esquerdo Juan Tavares rescinde com Goiás; veja sua trajetória no clube

Jogador estava se preparando para a Copinha, mas com chegada de reforços, preferiu deixar o clube antes da competição; entenda o caso

O ciclo de Juan Tavares com o Goiás Esporte Clube chegou ao fim. Na manhã desta quinta-feira (29), o lateral-esquerdo rescindiu com a equipe esmeraldina e não fará parte do elenco que disputará a Copa São Paulo de 2023. O jogador deixa o clube após seis anos.

Quem é Juan Tavares?

O jogador é natural de Brasília (DF) e foi lá mesmo onde o pequeno Juan começou a tomar gosto pelo futebol. Iniciou sua trajetória no futebol na escolinha do Águas Claras Futebol Clube, de seu pai. Após uma competição disputada, chamou a atenção da diretoria do Atlético Mineiro, onde jogou nas categorias Sub-12 e Sub-13 do Galo.

Em 2016, Juan chegou ao clube para o Sub-14 e desde lá evoluiu no decorrer das temporadas e categorias. Na base foram quatro títulos: duas Taças Mané Garrincha e dois Campeonatos Goianos, inclusive o último em 2021, sendo titular do time esmeraldino e atuando em treze partidas na competição.

Em 2022, iniciou o ano disputando a Copa São Paulo e depois o Goiano Sub-20, onde atuou em apenas duas oportunidades. Isso porque, Juan Tavares já vinha treinando entre os profissionais e teve sua primeira chance entre os relacionados ainda em 2021, na vitória do clube esmeraldino diante do CRB por 1 a 0, pela Série B.

Voltou a ser relacionado no time principal no final de abril, no empate em 2 a 2 entre Goiás e Atlético Mineiro. Sua estreia na Série A foi na sexta rodada, na vitória esmeraldina por 1 a 0, contra o Santos. Foram quatro jogos na principal competição nacional e uma pela Copa do Brasil.

No segundo semestre, Juan perdeu espaço após a chegada de Sávio e acabou retornando para as categorias de base. Foi importante no esquema de Célio Lúcio e disputou doze jogos na Copa Goiás, marcando dois gols, ambos nos clássicos diante do Vila Nova ainda na primeira fase e depois no primeiro jogo da final, diante do Atlético Goianiense. Ainda foi titular na equipe na disputa da Copa Verde.

O lateral de apenas 20 anos estava na preparação para a Copa São Paulo e entre os possíveis nomes para a competição. Porém, com a diretoria renovando com Hugo e contratando Sander e Bruno Melo, o jogador entendeu que não seria tão aproveitado no time principal em 2023, visto que ele não poderá atuar no Sub-20 depois da Copinha. O atleta que tinha seu vínculo até o final da próxima temporada, optou pela rescisão contratual, de forma amigável com a equipe esmeraldina.