Sul-Americana

Após vencerem na estreia, Atlético Goianiense e Defensa Y Justicia se enfrentam na Argentina

Com três pontos conquistados na primeira rodada, Atlético Goianiense e Defensa Y Justicia entram em…

Com três pontos conquistados na primeira rodada, Atlético Goianiense e Defensa Y Justicia entram em campo nesta terça-feira (12) pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Dividindo a liderança do grupo F, com vantagem para o rubro-negro por conta do saldo de gols, as equipes duelam no estádio Norberto “Tito” Tomaghello, às 21h30 (horário de Brasília).

Na última semana, o Atlético Goianiense estreou com goleada, ao bater a LDU por 4 a 0 no estádio Antônio Accioly. No dia seguinte, foi a vez do Defensa Y Justicia vencer o Antofagasta-CHI, fora de casa, pelo placar de 3 a 1. Se houver um vitorioso neste duelo, será o líder do grupo F, onde apenas o primeiro colocado avança de fase.

Com apenas uma derrota em três participações na Copa Sul-Americana, o Atlético Goianiense tenta repetir o que fez no último ano: vencer uma grande equipe fora de casa. Naquela oportunidade, o rubro-negro foi até o Paraguai e superou o Libertad, agora tenta fazer o mesmo, diante do Defensa Y Justicia, em Florencio Varela, na Província de Buenos Aires-ARG.

Para essa partida, o treinador Umberto Louzer tem apenas uma dúvida para o seu time titular. Na última atividade antes do embarque, na manhã desta segunda-feira (11), o comandante não contou com o zagueiro Edson, que esteve entregue ao departamento médico por estar com cansaço muscular. O atleta foi liberado para viajar e se tiver condições de jogo, deve ser o titular, se não, Ramon Menezes vai fazer dupla na zaga ao lado de Wanderson. Arthur Henrique segue de fora.

Quem é Defensa Y Justicia?

Atualmente na terceira colocação do Campeonato Argentino, atrás apenas de Racing e River Plate, o Defensa Y Justicia é comandado pelo treinador Sebastian Beccacece. Com 41 anos, “Becca” foi auxiliar por mais de 10 anos de Jorge Sampaoli. Assumiu a Universidad de Chile depois da saída do argentino para a seleção do país e iniciou sua carreira profissional.

Nesta temporada, o “Halcón” (Falcão), como é conhecido o clube, disputou 11 partidas, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas, entre três competições. No último fim de semana, pelo Campeonato Argentino, goleou o Talleres (que estava com os reservas), por 5 a 1. Na competição nacional possui o melhor ataque, com 20 gols marcados, ao lado do Estudiantes.

Na sua origem, uma história peculiar sobre o nome da equipe. Sua fundação é datada de 1935, quando um grupo de amigos do distrito de Calvi resolveram criar um clube de futebol perto de um terreno. Inicialmente, o time era conhecido como “Clube do Carro Velho” pois, próximo ao campo, existia uma carcaça de um carro abandonado que a equipe usava como uma espécie de vestiário do time. Com o passar do tempo, durante uma reunião entre os sócios, fora decidido que haveria uma troca de nome. Durante a discussão, após um secretário defender uma sugestão de nome para o clube, um dos presentes disse: “que defesa e justiça”. Os sócios gostaram e assim ficou.

FICHA TÉCNICA
Defensa Y Justicia x Atlético Goianiense

Data: 12 de abril, 2022
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, em Florencio Varela, na Província de Buenos Aires-ARG.

Árbitro: Carlos Betancur (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Sebastian Vela (COL)
4º árbitro: Jhon Ospina (COL)

Defensa: Ezequiel Unsaín; N. Tripichio, Adonis Farias, J. Rodriguez, Alexis Soto; R. Loaiza, Juan Gabriel Rodríguez, Kevin Gutierrez, Hugo Martínez, Walter Bou, Carlos Rotondi; Miguel Merentiel. Técnico: Sebastian Beccacece

Atlético: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Edson (Ramon) e Jefferson; Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho; Shaylon, Wellington Rato e Léo Pereira. Técnico: Umberto Louzer