Armand Duplantis bate o recorde mundial do salto com vara
Apontado como fenômeno do atletismo, sueco salta 6,15m e derruba marca de 26 anos de Sergey Bubka
Um centímetro. Pode não parecer nada, mas essa pequena medida foi o suficiente para Armand Duplantis fazer história. O sueco de 20 anos quebrou nesta quinta-feira o recorde mundial outdoor do salto com vara ao saltar 6,14m, superando a marca de 6,14m do lendário Sergey Bubka, que já durava 26 anos, desde julho de 1994.
Duplantis conseguiu o feito na etapa de Roma da Diamond League. Sozinho na disputa depois de saltar 5,85m, ele precisou de apens duas tentativas para suplantar a marca de Bubka.
— O salto com vara para mim é como andar de bicicleta — disse Mondo em entrevista ao GLOBO em julho.
Apontado como um fenômeno do atletismo e candidato a ‘novo Bolt’, Duplantis nasceu nos EUA, mas compete pela Suécia. Ele já era o detentor do recorde mundial indoor do salto com vara.
Mondo, como é conhecido, esteve em forma sensacional durante a temporada indoor, no início do ano, e abriu sua campanha ao ar livre, em Oslo, em 11 de junho, com vitória com 5,86m e estádio vazio. No indoor, ele havia alcançado 6,18m, na Escócia, em fevereiro, uma semana depois de bater o recorde mundial, com 6,17m, na Polônia — a marca indoor anterior, de 6,16m era de Lavillenie, de 2014.
Durante a quarentena, Mondo teve de treinar no quintal da casa dos pais, nos EUA, com poço, sarrafo e colchão antigos. Por falta de segurança, o local não permite saltos com mais de 5 metros. Posteriormente ele viajou para Uppsala, na Suécia, onde retomou os treinos normais.