Pró Atleta

Atletas goianos participam do Grand Slam 2019, no Rio de Janeiro

Em busca de uma vaga na seleção brasileira de taekwondo, cinco atletas goianos participam, no…

Em busca de uma vaga na seleção brasileira de taekwondo, cinco atletas goianos participam, no Rio de Janeiro, do Grand Slam 2019. O evento será realizado entre os dias 8 e 10 de fevereiro, no Parque Olímpico. A competição reunirá os melhores atletas nacionais, que visam vaga na seleção brasileira permanente de 2019.

Acompanhados pelo técnico Edgar Guimarães, os esportistas Fernando Manresa, Patrik Cardoso, Dangela Guimarães, Juliana Miguel e Lucas Eduardo são beneficiados com o Programa de Incentivo ao Atleta de Rendimento (Pró Atleta), do Governo de Goiás, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

“O Pró-Atleta vai muito além do apoio aos esportistas de alto rendimento, mas é o desenvolvimento do futuro do esporte no Estado, pois incentiva crianças e jovens com bons exemplos, além de elevar o nível das competições locais e no futuro teremos técnicos que foram atletas bem sucedidos”, disse o secretário Rafael Rahif.

Se conquistarem a vaga para a Seleção permanente, os goianos vão disputar o Campeonato Mundial de Taekwondo e Jogos Pan-Americanos, em maio e julho deste ano.

“É uma competição muito importante. Ela define os titulares da seleção brasileira e os reservas. A importância dela é pelo fato de ser um ano que antecede a Olimpíada, então visa muito a questão de preparação”, ressalta Fernando Manresa.

Apoio

Os atletas de Aparecida têm o apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Semel), e estão sendo beneficiados com o programa “Aparecida Compete”, que institui a política de incentivo aos atletas praticantes de desportos de rendimento em modalidade olímpica ou paralímpica.

“Agradecemos todo apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes, que foram imprescindíveis na nossa participação no campeonato. Já estamos na cidade do Rio de Janeiro nos preparando e treinando muito para representar bem nossa cidade e a nossa expectativa é fazer boas lutas e com isso trazer bons resultados para todos”, afirmou Dangela Guimarães, atleta faixa preta de Taekwondo.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que agora com mais incentivos e patrocínios, a cidade terá maior visibilidade e atletas de destaque em diversas competições nacionais e internacionais. “Me sinto orgulhoso ao saber que nossos jovens atletas estão levando o nome e a bandeira de Aparecida para outros estados e outros países”, comemorou.

Histórico campeão

A história de Aparecida no Grand Slam é de vitória. No ano passado, o atleta aparecidense Lucas Martins foi Campeão no Grand Slam 2018 de Taekwondo, derrotando 22 competidores.