Paris

Atletas militares acumulam conquistas para o Time Brasil nas Olimpíadas 2024

98 atletas brasileiros que estão em Paris são militares e correspondem a 35% da delegação

Se tornou cada vez mais normal uma saudação militar quando atletas conquistam medalhas nos Jogos Olímpicos e em Paris 2024 não é diferente. Ao todo, os integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa, representam cerca de 35% da delegação brasileira, que conta com 98 atletas militares em 21 modalidades. Beatriz Souza, medalhista de ouro, Caio Bonfim, medalhista de prata, entre outros, são exemplos.

Visando o alto desempenho, os atletas se alistam e com isso recebem salário e outros direitos da carreira, como assistência médica e odontológica. Além disso, mirando a carreira no esporte, eles passam a ter acesso à infraestrutura da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para treinar. Em Paris, são 55 mulheres e 43 homens esportistas militares.

Leia mais

COI bloqueia ataques a boxeadora com IA e denuncia assédio à polícia

Rebeca ganha ouro e vira maior medalhista da história do Brasil

‘Minha filha é menina, foi criada como menina’, diz pai de boxeadora argelina

Além da Sargento Beatriz Souza, ouro no judô, e o Sargento Caio Bonfim, prata na marcha atlética, que já foram citados, outros militares também somam conquistas em Paris. No dia 30, foi a vez da ginástica artística brilhar e alcançar o bronze com as Sargentos Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. No dia 28, o Sargento William Lima, do judô, levou a medalha de prata na categoria 66 kg. No mesmo dia, a Sargento Larissa Pimenta, também do judô, ganhou o bronze na disputa dos 52 kg.

A Sargento Beatriz Ferreira acabou sendo eliminada na semifinal no boxe peso-leve (até 60kg) e ficou com a medalha de bronze. O Sargento Arthur Lanci e sua dupla Evandro Silva se classificaram para as quartas de final do vôlei de praia masculino.