Atlético-GO passeia na Serrinha, vence o Goiás por 3 x 1 e fica com título
No dia em que completou 85 anos de história, o Atlético Goianiense fez a primeira…
No dia em que completou 85 anos de história, o Atlético Goianiense fez a primeira parte da festa em território inimigo. O Dragão visitou o Goiás no Estádio da Serrinha na grande decisão do Goianão 2022. E os anfitriões receberam os rivais com tudo que tinha direito: arquibancadas lotadas, bateria, bandeirão e muitos gritos de incentivo da torcida esmeraldina.
Toda pressão era para tentar colocar água no chope atleticano que entrou em campo com a vantagem de jogar pelo empate para ficar com o título. Mas de nada adiantou. Superior em capo o Dragão precisou de 5 minutos no segundo tempo para virar o jogo em cima do Goiás e ficar com o título. O placar terminou 3 x 1, com gols de Nícolas para o Goiás, Marlon Freitas e Rato e Shaylon para o Atlético.
O jogo começou aberto, com os dois times buscando o ataque. Shaylon levou perigo aos 16 minutos numa cobrança de falta direto para o gol de Tadeu. Já o Goiás explorava as jogadas pelo lado direito em cima de Arthur Henrique do Atlético.
Até que de tanto insistir o Goiás foi mais eficiente. Aos 30 minutos Élvis, que é muito forte na bola parada, foi para cobrança de escanteio. E como já visto em partidas anteriores, Élvis levantou buscando Nícolas na primeira trave e lá estava o atacante esmeraldino para cabecear certeiro. 1 x 0 Goiás, placar que levava a decisão até então para os pênaltis. O gol foi o oitavo marcado por Nícolas no Campeonato, deixando o jogador isolado na artilharia da competição.
Mas a alegria da torcida esmeraldina durou pouco. Aos 43 minutos Dudu saiu nas costas da marcação e cruzou para Shaylon de primeira deixar tudo igual na Serrinha. 1 x 1. Mas após checagem do VAR, o árbitro Luís Flávio de Araújo anulou o gol do Atlético, alegando impedimento de Dudu no lance.
Os dois times foram para o vestiário insatisfeitos com rendimento na primeira etapa e com a promessa de um jogo mais pegado no segundo tempo.
O Goiás volta sem Pedro Raul, que sentiu desconforto na coxa, e no lugar dele entrou o meia Albano. E viu um Atlético-GO voltar com a mesma formação do primeiro tempo.
Só que no primeiro minuto de jogo Albano perdeu a disputa de bola com o capitão Marlon Freitas, que não perdoou. De fora da área, mas bem posicionado, ele pegou na veia a bola e mandou pro fundo da rede, sem chance de defesa pro goleiro Tadeu. Agora tudo igual no placar: 1 a 1.
Aos 4 minutos da partida o Dragão partiu no contra-ataque e avançou, Shaylon cruzou na medida para Rato virar o jogo: 2 x 1 para o Atlético-GO. Foi o quarto gol de Rato na temporada com a camisa rubro-negra.
Para matar o jogo teve Lei do Ex. A bola passou de pé em pé pelos jogadores do Atlético, até Rato encontrar Shaylon, que chegou livre na área aos 21 minutos do segundo tempo, e ainda teve calma para tirar o goleiro Tadeu e quase sem ângulo marcar: Goiás 1 x Atlético 3. Shaylon, que jogou no Goiás em 2020, é o vice-artilheiro do Dragão na temporada com 7 gols.
O Goiás sem ânimo para reagir não ofereceu mais resistência. E o jogo terminou com vitória do Atlético-GO por 4 x 1 no placar agregado. Esse foi o décimo sexto título do Atlético-GO no Campeonato Goiano, que agora ultrapassa o Vila Nova em número de conquistas- Tigre tem 15 títulos.
Foi a primeira conquista do técnico Umberto Louzer a frente do Dragão, treinador que não perdeu nenhuma partida no Estadual, desde que assumiu o comando no dia 22 de fevereiro.
Já o Goiás não conquista um título estadual há 3 anos- o último título foi em 2018.
Próximos jogos
O Goiás volta a campo no domingo (10/04), pela estreia do Campeonato Brasileiro 2022. O Verdão vai para o Paraná, onde enfrente o Coritiba, às 11h. Já o Atlético-GO tem compromisso internacional daqui a três dias, na terça-feira (2). O Dragão recebe no Antônio Accioly o LDU (Equador) pela Sulamericana.
Goianão 2022 – FINAL
02/04/2022 – Sáb – 16h30 Goiás 1×3 Atlético-GO
Ficha Técnica
Jogo: Goiás 1×3 Atlético-GO
Local: Estádio Hailé Pinheiro, Goiânia (GO)
Data: 02/04
Horário: 16h30
Arbitragem
Árbitro: Luís Flávio de Oliveira – FIFA (SP)
Assistente 1: Marcelo Van Gasse – FIFA (SP)
Assistente 2: Anderson José de Moraes Coelho (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Escalações
Goiás: Tadeu; Diego, Da Silva, Yan Souto, Danilo Barcelos; Auremir, Fellipe Bastos (Henrique Lordelo), Élvis; Apodi (Reginaldo), Pedro Raul (Albano) e Nicolas (Maguinho). Técnico: Glauber Ramos
Atlético-GO: Luan Polli; Dudu (Luan Sales), Wanderson, Edson, Arthur Henrique (Hayner); Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Rickson; Shaylon, Léo Pereira (Airton), Wellington Rato (Montenegro). Técnico: Umberto Louzer