DRAGÃO

Atlético Goianiense consegue virada diante do Internacional e sonha com pré-Libertadores

Equipe goiana consegue a terceira vitória consecutiva, se garante na Sul-Americana, mas ainda pode chegar na Libertadores

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Do risco do rebaixamento, a uma competição continental. Assim foi o Atlético Goianiense após confirmar a terceira vitória consecutiva na Série A na noite desta segunda-feira (6), diante do Internacional, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS. O duelo acabou com a vitória do Dragão por 2 a 1, com gols de Baralhas e Janderson para os visitantes, enquanto Yuri Alberto marcou para os mandantes. Com o resultado, o time goiano pulou para 50 pontos e os gaúchos pararam em 48.

Com 14 finalizações, sete para cada lado, o primeiro tempo reservou duas equipes bem agitadas no estádio do Beira-Rio. O Atlético Goianiense que teve uma série de desfalques, como Jefferson, João Paulo, André Luis, Pedro Henrique e Zé Roberto, provavelmente terá mais um para o duelo diante do Flamengo, já que Dudu deixou o gramado ainda na primeira etapa após sentir a posterior da coxa, precisando ser substituído por Arnaldo.

Dentro das quatro linhas, ambos os goleiros tiveram trabalho no primeiro tempo. Fernando Miguel e Marcelo Lomba realizaram grandes defesas. Pelo lado do rubro-negro, Janderson, Rickson e Brian Montenegro tiveram as melhores chances, enquanto no time colorado, Edenilson, Patrick e Taison ficaram próximos de marcar.

Em um duelo franco, com chances para os dois lados, o Internacional foi o primeiro a balançar as redes. Em uma chegada pelo lado esquerdo, após cruzamento, a bola passou por Edenilson e Éder, mas chegou a meia altura para Yuri Alberto, que de peito, escorou para o fundo das redes. O atacante quebrou um jejum de 662 sem marcar gol com a camisa colorada.

Apesar da desvantagem no placar, o Atlético Goianiense seguiu impondo o seu ritmo de jogo e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. O volante Gabriel Baralhas, que retornou após cumprir suspensão, recebeu na intermediária e acertou um belo chute no ângulo, sem a menor chance para Marcelo Lomba. Na comemoração homenageou a esposa.

Ainda “sentindo o golpe”, o Internacional sofreu a virada. Em uma jogada de rápida transição, Arnaldo entrou na grande área e cruzou a meia altura para Janderson, o atacante pegou de primeira e estufou as redes dos donos da casa. Na sequência o árbitro determinou o fim do primeiro tempo que contou com vaias por parte da torcida mandante.

Na segunda etapa, com a vantagem no placar, o Atlético Goianiense mudou a proposta de jogo. Sem tentar impor o ritmo, o clube goiano apostou na transição rápida, estratégia que adotou nas últimas temporadas. Precisando do empate, o Internacional se mandou para o campo de ataque, mas diferentemente dos 45 minutos iniciais, teve dificuldades em levar perigo ao goleiro Fernando Miguel.

A pressão dos donos da casa aumentaram gradativamente conforme o tempo de jogo foi passando. Aguirre abriu mão de defender e aumentou o poder ofensivo da equipe, mas não conseguiu ultrapassar o sistema defensivo montado por Marcelo Cabo, que chegou a utilizar três zagueiros nos minutos finais e o placar não foi alterado.

FICHA TÉCNICA
Internacional 1×2 Atlético Goianiense
Data: 6 de dezembro, 2021
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Yuri Alberto (INT), Baralhas e Janderson (ACG)
Internacional: Marcelo Lomba; Saravia (Cadorini), Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso (Palacios), Edenilson, Taison e Patrick (Mauricio); Yuri Alberto. Técnico: Diego Aguirre
Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu (Arnaldo), Oliveira, Éder e Arthur Henrique (Wanderson); Maranhão, Baralhas, Marlon Freitas (Matheus Barbosa) e Rickson (Igor Cariús); Janderson (Ronald) e Brian Montenegro. Técnico: Marcelo Cabo