Ranking Nacional de Clubes

Atlético Goianiense é o time goiano melhor ranqueado pela CBF; Vila Nova ganha posições, enquanto Goiás perde

Após o fim de cada temporada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atualiza o ranking…

Após o fim de cada temporada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atualiza o ranking de clubes. Estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho das equipes nas competições nacionais recentes, são consideradas as competições realizadas nos últimos cinco anos e, para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano mais recente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

Garantido na Série A por mais uma temporada, ao encerrar a primeira divisão na nona colocação, o Atlético Goianiense ganhou três posições. Anteriormente em 19º em 2021, o novo ano posicionou o time rubro-negro em 16º, a melhor colocação de um time do Centro-Oeste, à frente do Cuiabá, em 22º.

Após o Atlético Goianiense, a equipe goiana melhor ranqueada é o Goiás. O Esmeraldino conseguiu o acesso para a Série A, mas não foi o suficiente para ganhar posições, na verdade ele perdeu duas, saindo de 21º para 23º. O Vila Nova, por sua vez, deixou a 34ª posição e foi para 31º. A Aparecidense perdeu um lugar e saiu de 70º para 71º.

Os outros times goianos que aparecem no novo ranking: Goianésia (101º), Jaraguá (131º), Iporá (139º), Goiânia (156º), Anapolina (185º), Itumbiara (185º) e Anápolis (222º). O ranking é liderado pelo Flamengo, que manteve a mesma posição da temporada passada, mas agora com 17.054 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Palmeiras, que conquistou a Libertadores. O terceiro lugar é do Atlético-MG, o maior campeão do país em 2021. Após conquistar o Brasileirão e a Copa do Brasil, o Galo saltou da nona posição, em 2021, para o terceiro lugar, com 14.572 pontos, apenas 12 a menos do que o Palmeiras.