//
O Atlético Mineiro é o novo integrante do G4 do Campeonato Brasileiro – grupo dos que se classificam à próxima edição da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte, derrotou o Santos por 3 a 2 e chegou aos 40 pontos, na quarta colocação, ultrapassando de uma vez só Grêmio, Corinthians e Fluminense.
Com a terceira vitória seguida pelo mesmo placar, o Atlético está empatado na pontuação com Grêmio e Corinthians, mas leva vantagem nos critérios de desempate. O título está distante, já que o rival Cruzeiro lidera com 12 pontos a mais, mas a segunda colocação não está distante – o Internacional tem 44 pontos e o São Paulo, em terceiro, está com 43.
Ao Santos, que parece não brigar por mais nada neste Brasileirão e voltará as suas atenções para a Copa do Brasil, a derrota o deixa na nona colocação, com 33 pontos. O time santista está agora sete pontos distante do G4 e oito na frente da zona de rebaixamento, encabeçada pelo Palmeiras.
Antes do início da partida, o goleiro Aranha foi homenageado pela torcida atleticana por causa do caso de racismo sofrido em Porto Alegre no mês passado. Em campo, o Santos até começou bem, mas não contava com dois vacilos de seus jogadores. Aos 11 minutos, Diego Tardelli mandou a bola na área, em direção ao gol e Aranha aceitou. Aos 23, após cruzamento da direita, Cicinho se adiantou na jogada e fez um belo gol contra.
Até o intervalo, o Santos conseguiu mandar uma bola na trave com Leandro Damião, pouco depois de sofrer o segundo gol, mas não teve mais forças. Para o segundo tempo, Robinho deixou o jogo com dores musculares e o técnico Enderson Moreira apostou em Geuvânio. O que os santistas não esperavam era tomar o terceiro gol, novamente de Diego Tardelli, aos 8 minutos.
Mesmo com 3 a 0, o Atlético não deixou de atacar. Teve chances, mas viu Thiago Ribeiro diminuir aos 14 minutos. O Santos foi para cima e, aos 38, conseguiu fazer o segundo gol em uma bela jogada de Geuvânio pelo lado direito da área. Até o final, o time santista tentou de tudo para empatar, mas não obteve êxito.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 x 2 SANTOS
LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
PÚBLICO – 16.772 pagantes.
RENDA – R$ 306.245,00.
ÁRBITRO – Rodrigo D´Alonso Ferreira (SC).
CARTÕES AMARELOS – André, Pierre e Carlos (Atlético-MG); Neto, Edu Dracena e Alison (Santos).
GOLS – Diego Tardelli, aos 11, e Cicinho (contra), aos 23 minutos do primeiro tempo; Diego Tardelli, aos 8, Thiago Ribeiro aos 14, e Geuvênio, aos 38 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-MG – Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete, Dátolo (André) e Guilherme (Pierre); Diego Tardelli e Carlos. Técnico: Levir Culpi.
SANTOS – Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Neto e Caju; Alison, Arouca e Lucas Lima; Leandro Damião (Gabriel), Robinho (Geuvânio) e Thiago Ribeiro (Victor Ferraz). Técnico: Enderson Moreira.