Atlético-MG perde para o Juventude e complica fase antes da Final da Libertadores
Equipe mineira precisa vencer a Libertadores para "salvar" o ano
Em partida adiantada da 36ª rodada da Série A, o Atlético Mineiro recebeu o Juventude, na Arena Independência, nesta terça-feira (26/11), e foi derrotado por 3 a 2, sem a presença da torcida. Com o resultado, o Galo ampliou sua sequência de 10 jogos sem vencer, acumulando 14 gols sofridos e apenas seis marcados. A fase negativa aumenta ainda mais a pressão sobre a equipe, que se prepara para a final da Copa Libertadores, no próximo sábado (30/11), contra o Botafogo, às 17h (horário de Brasília), em Buenos Aires.
O Jogo
Com uma escalação praticamente reserva, com apenas Otávio e Rubens considerados titulares, o Atlético-MG teve um primeiro tempo abaixo das expectativas. A melhor chance inicial foi de Alan Kardec, que acertou o travessão com um chute de fora da área. Pouco depois, o Juventude abriu o placar com uma finalização rasteira de Lucas Barbosa.
Kardec ainda teve outra oportunidade clara de empatar, mas seu chute foi desviado pela zaga e quase encobriu o goleiro do Juventude.
Na segunda etapa, o técnico Gabriel Milito fez algumas mudanças, tentando melhorar o desempenho da sua equipe. Vargas quase marcou em uma excelente cabeçada, mas foi o Juventude quem ampliou a vantagem. Após uma defesa de Matheus Mendes, o atacante Gilberto aproveitou o rebote e colocou os visitantes em vantagem.
O Atlético reagiu, descontou com um golaço de cavadinha de Alisson e, em seguida, com um pênalti convertido por Eduardo Vargas. Quando a partida parecia seguir para o empate, o Juventude aproveitou um contra-ataque mortal aos 48 minutos, com Erick Farias marcando o gol da vitória.
Classificação
Com a derrota, o Atlético-MG permanece em 10º lugar, com 44 pontos. Já o Juventude, com a vitória, subiu para 13º, com 42 pontos, e se afastou da zona de rebaixamento. A vitória do time gaúcho selou o rebaixamento do Cuiabá para a Série B de 2025.