COMEMORAÇÃO

Autódromo de Goiânia comemora 50 anos com diversas corridas e programação especial

Neste final de semana, Goiânia recebe a 6ª etapa da Stock Car

Autódromo de Goiânia em vista de cima. Foto: Seel

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, completa no próximo domingo (28) 50 anos de fundação. Em função do aniversário da praça esportiva, o mês de julho foi receado de atrações. Neste final de semana, a atração principal é a 6ª etapa da Stock Car, que já iniciou nesta sexta-feira (26) e seguirá até domingo (28).

Além da Stock Car, esse final de semana também está recebendo a Stock Seris e também a Fórmula 4. Neste sábado (27) irá ocorrer os treinos classificatórias e as primeiras provas. Já no domingo (28) irá ocorrer outras provas das categorias. A largada da Stock Car no último dia está prevista para ocorrer às 14 horas.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, falou sobre a programação comemorativa de aniversário do Autódromo. “O Autódromo Internacional de Goiânia é um patrimônio do nosso estado. A construção em 1974 foi um marco para a modernização de Goiás, sendo uma ideia visionária do então governador Leonino Di Ramos Caiado, que deixou um legado gigantesco”, disse.

“O Autódromo chega aos 50 anos mantendo seu protagonismo no cenário nacional, com a presença constante nas principais categorias do automobilismo e motociclismo. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado que a gente zele desse patrimônio, e continue trazendo os principais eventos para Goiás, fomentando o nosso esporte”, completou.

No domingo, dia do aniversário do Autódromo de Goiânia serão realizadas diversas ações. Uma delas é o lançamento de um sele especial em alusão aos 50 anos. Também terá a apresentação do projeto de uma réplica da McLaren que foi pilotada por Ayrton Senna, que ficará em exposição permanente no circuito. Também será inaugurada uma usina fotovoltaica dentro do Autódromo.

Histórico

Inaugurado no dia 28 de julho de 1974, o Autódromo Internacional de Goiânia marcou diversas gerações. A praça esportiva realizou competições das principais categorias nacionais e internacionais. O ponto alto foi a realização dos três primeiros Grandes Prêmios Brasil de Motociclismo, que aconteceram de 1987 a 1989.

Gerente da praça esportiva, o ex-piloto Roberto Boettcher participou de várias histórias importantes do Autódromo, inclusive esteve na organização das etapas do Campeonato Mundial de Motovelocidade, entre 1987 e 1989. “Trazer o Mundial para cá foi um marco para Goiás e para o Brasil, e relembrar isso depois de tanto tempo, nessas comemorações me traz orgulho e emoção. Hoje nós chegamos nesse meio século de história com o Autódromo sendo utilizado o ano inteiro, praticamente todos os dias”, comentou.