Lenda das pistas: pilotos goianos relatam influência de Ayrton Senna nos dias atuais
Senna é influência para todos, principalmente em seu modo de pilotar e o profissionalismo fora das pistas
São 30 anos desde que o mundo perdeu uma das lendas da Fórmula 1, Ayrton Senna. Mesmo com o tempo, o legado e a carreira vitoriosa do piloto segue sendo passada de geração em geração. O brasileiro inclusive segue sendo um espelho para diversos pilotos, seja dentro da pista, com seu estilo arrojado, ou fora dela, com seu modo de tratar o esporte com total profissionalismo.
Em Goiás, Ayrton Senna, que dá nome para o Autódromo de Goiânia, também é influência para diversos pilotos. Entre os mais experientes, Raphael Teixeira, que atualmente está na Stock Car, conseguiu viver um pouco dos tempos áureos da lenda brasileira. “Tive a oportunidade de assistir duas ou três temporadas dele. E ele é um exemplo que arrasta até hoje, com o comprometimento, a resiliência, o arrojo”, contou o piloto.
Raphael Teixeira também contou como recebeu a notícia da morte de Ayrton Senna. Na sexta teve o acidente do Rubinho, já no sábado a morte do Ratzenberger. Com isso minha mãe não quis deixar eu ver a corrida. No domingo acabei acordando para assistir mesmo assim, e quando acordei, já tinha acontecido o acidente e eu disparei a chorar. Foi algo bem marcante”, relembrou.
Ayrton Senna também inspira as novas gerações do automobilismo goiano, como jovem Theo Salomão, de 12 anos. O jovem, que é Bicampeão Brasileiro de kart e também da Copa do Brasil, atualmente é uma das promessas do esporte no país. Segundo o jovem, Senna segue influenciando as gerações de pilotos.
“O Senna é um ídolo, ele era uma pessoa muito boa. Fora da pista era um cara legal, humilde, mas dentro da pista, ele era agressivo e admiro isso nele. Não sou da época dele, mas cresci ouvindo falar dele. O Senna é o centro do esporte, mesmo ele não estando aqui com a gente e a maioria dos pilotos se inspiram nele”, comentou.
Eduardo Salomão, pai do jovem prodígio goiano, também comentou que o garoto se espelha em muitas coisas que Senna fazia. “O Theo sempre tenta estudar tudo o que o Senna fez em pista, o que ele falava, tenta se espelhar em muitas coisas… Vejo que o Theo tem muita coisa do Senna, como a calma, serenidade, agressividade em pista, leveza, inteligência”, comentou.
Quem também comentou sobre essa influência do piloto brasileiro, foi o goiano José Neto, que atualmente compete na Turismo Nacional. “Até quem não gostava do Senna, tinha que respeitar. Ele tem grande influência no automobilismo, apesar de eu não ter vivido, mas o legado dele é uma das grandes inspirações para nós jovens pilotos. Foi a pessoa que inseriu muita coisa no automobilismo, no sentido do piloto ser um atleta, com o físico, a mente, e ele influência de mais a todos”, apontou.