VELOCIDADE

Sob pressão por chuva, Norris é pole e McLaren faz dobradinha na Hungria

Além de Norris, nas primeiras colocações o grid terá Oscar Piastri e Max Verstappen

Lando Norris comemora a pole na Hungria. Foto: Divulgação - Fórmula 1

JULIANNE CERASOLI
(UOL/FOLHAPRESS) – Lando Norris conquistou a pole position do GP da Hungria em uma sessão muito tensa por conta da chuva, que ficou mudando de intensidade ao longo da sessão, e duas bandeiras vermelhas. Foi uma dobradinha da McLaren, com Oscar Piastri em segundo apenas 22 milésimos atrás do companheiro. E Max Verstappen vai largar em terceiro, com Carlos Sainz fechando a segunda fila com a Ferrari.

Mesmo com a garoa indo e vindo ao longo da sessão, os pilotos permaneceram com pneus de pista seca, tendo de ser precisos para aproveitar a melhor condição da pista e também lidando com a pressão de duas bandeiras vermelhas causadas por Sergio Perez na primeira parte da classificação e por Yuki Tsunoda com dois minutos para o final.

Essa foi a primeira dobradinha da McLaren desde o GP do Brasil de 2012. E a segunda pole do ano para Norris. A dupla da McLaren falou em fazer “uma corrida esperta” para que a equipe vença pela segunda vez no ano, lembrando que eles têm demonstrado terem o carro mais consistente desde uma atualização no GP de Miami, no início de maio, mas têm sofrido para capitalizar nos resultados.

Em terceiro, Verstappen reconheceu que ainda falta aderência para sua Red Bull, mesmo após a atualização trazida pela equipe para este GP da Hungria.

Q1: PEREZ NO MURO E RUSSEL ELIMINADO

Mesmo com uma garoa consistente caindo na pista por pelo menos meia hora antes da sessão, os pilotos foram à pista com os pneus de pista seca, tentando se garantir na segunda parte da classificação antes que a chuva apertasse. As previsões mudavam a todo momento: 10 minutos antes da classificação começar, o sistema oficial da Federação Internacional de Automobilismo dizia que a garoa pararia cinco minutos após o início da sessão, mas não foi isso o que aconteceu.

A chuva foi apertando e a transmissão mostrou uma mensagem via rádio de Verstappen bastante tenso, questionando se ele deveria forçar o ritmo porque tinha começado a chover mais forte. Pouco depois, a Red Bull de seu companheiro, Sergio Perez, estava no muro. Foi a segunda classificação seguida em que Perez bateu, desta vez prejudicando com um fim de semana que vinha sendo bem melhor do que os últimos em termos de desempenho até aqui.

A batida é mais uma péssima notícia para Perez, que tem sua posição ameaçada na Red Bull até mesmo na metade desta temporada. Na semana passada, a equipe fez um teste com Liam Lawson, que andou bem na AlphaTauri ano passado e está sendo avaliado como um possível substituto do mexicano.

Isso gerou uma bandeira vermelha, que serviu para os mecânicos da Williams tentarem consertar a parte dianteira esquerda do carro de Logan Sargeant, que já tinha escapado antes de Perez. Porém, quando sessão foi reiniciada, ficou claro que o primeiro setor estava ainda muito molhado e seria difícil melhorar o tempo, até porque a direção de prova tinha desabilitado o uso do DRS.

Alguns pilotos, como Daniel Ricciardo, Alex Albon, Nico Hulkenberg and Lance Stroll, melhoraram bastante e conseguiram se manter na classificação. O mesmo não aconteceu com George Russell, que pediu desculpas à equipe via rádio. “Essa foi culpa minha”. Perez acabou ficando em 16º com a volta que tinha feito antes do acidente, seguido por Russell, Zhou, Ocon and Gasly. Com isso, Sargeant conseguiu passar e teve seu carro consertado.

Q2: HAMILTON PASSA RASPANDO PARA A DISPUTA DO TOP

A pista voltou a secar para a segunda parte da classificação e as posições voltaram a se normalizar, mas a presença de quatro carros diferentes nas quatro primeiras posições indicavam que os pilotos ainda estavam fazendo a diferença, com mais ou menos confiança para atacar as curvas. Max Verstappen foi o mais rápido na primeira tentativa, seguido de perto por Oscar Piastri, com Carlos Sainz em terceiro e Fernando Alonso surpreendendo em quarto.

A Aston Martin estava andando bem com a pista nesta condição, mesmo com atualizações que não pareciam ter melhorado muito o carro. E, no final, Stroll conseguiu uma volta ainda melhor que Alonso e foi o sexto, enquanto o espanhol não melhorou e caiu para sétimo.

Quem viveu um drama foi Lewis Hamilton, sofrendo muito com o carro por todo o final de semana na pista em que conquistou a pole position ano passado. Ele chegou a ter uma volta deletada por sair da pista, estava claramente trabalhando muito ao volante, e sofreu para passar para a disputa do top 10, em décimo.

Q3: MAIS TENSÃO E PANCADÃO DE TSUNODA

Os pilotos foram à pista na terceira parte da classificação muito pressionados desde o início, pois havia a previsão de que a chuva voltaria cinco minutos após o início da sessão. Foi quando Lando Norris conseguir ser mais rápido que os demais e fez o tempo que não seria mais alcançado.

Seu companheiro, Oscar Piastri, errou sua primeira tentativa, mas depois se redimiu e fez o segundo melhor tempo segundos antes de a sessão ser interrompida pela segunda vez, pelo acidente de Yuki Tsunoda, que saiu caminhando após uma batida mais forte. Max Verstappen também tinha melhorado a essa altura, mas não o suficiente para ficar à frente das McLaren.

Havia ainda mais dois minutos para serem disputados, mas com a previsão de chuva e sem pneus novos, Verstappen decidiu nem ir para a pista. De fato, somente Daniel Ricciardo conseguiu melhorar, mas ficou com a nona colocação.