Autorização para jogos de futebol em Goiânia será avaliada nesta semana
Decisão de liberar partidas sem a presença de público será analisada pela prefeitura
Clubes de futebol de Goiânia estão autorizados desde o dia 1º de junho, por meio de decreto municipal assinado em 29 de maio, a realizarem treinamentos dos atletas profissionais, seguindo protocolos. No entanto, jogos de futebol ainda não estão liberados na cidade, ainda que com ausência de público nas arquibancadas dos estádios. Decisão sobre o assunto deve ser tomada nesta semana.
A Federação Goiana de Futebol (FGF) tem a pretensão de realizar um torneio amistoso entre as equipes da capital na segunda quinzena do próximo mês. Equipes de Brasília e do Mato Grosso podem ser convidadas para a competição não oficial. Ainda não há decisão sobre a retomada do Goianão 2020, já que há bastante resistência dos clubes do interior.
Para que se tenha a realização dos jogos, precisa haver uma autorização legal das autoridades. O presidente da Câmara Municipal de Goiânia e também diretor de comunicação do Vila Nova Futebol Clube, destacou que houve um pedido dos vereadores e ressaltou que o cenário da covid-19 na cidade será preponderante para que a autorização aconteça.
Há uma expectativa que a prefeitura seguindo uma linha de flexibilização possa autorizar o retorno das competições esportivas a partir do mês de julho.
Atlético e Goiás foram os primeiros a retomar as ações, logo no início do mês, após a realização de testes da Covid-19. O Vila Nova esperou um tempo maior do que os seus rivais para se reapresentar, e retornou somente na última semana.