CAMPEÃO

Botafogo vence São Paulo e conquista o Brasileirão pela terceira vez

Com o título, o Botafogo conquistou seu terceiro troféu do Campeonato Brasileiro (1968, 1995 e 2024)

Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o São Paulo. Foto: Vitor Silva - Botafogo

O Botafogo voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro após 29 anos. Neste domingo (8/12), o clube carioca entrou em campo contra o São Paulo, na última rodada do Brasileirão. No Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o time dependia apenas de si para levar o título. No final, fez valer o fator casa, vencendo o duelo por 2 a 1 e garantindo seu terceiro título brasileiro (1968, 1995 e 2024).

O Botafogo encerrou o Campeonato Brasileiro 2024 com 79 pontos, conquistados em 23 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. O Fogão marcou 59 gols e terminou com a melhor defesa da competição, com apenas 29 gols sofridos. O aproveitamento da equipe foi de 69%. Já o São Paulo finalizou o campeonato na 6ª posição, com 59 pontos.

Além do título nacional, o Botafogo conquistou a “dobradinha”, somando o Campeonato Brasileiro à taça da Libertadores, obtida no último final de semana contra o Atlético-MG. O Fogão junta-se ao Santos de Pelé e ao Flamengo de Jorge Jesus como os únicos clubes brasileiros a realizarem tal feito em uma mesma temporada.

O jogo

Na partida, o Botafogo dominou o primeiro tempo contra um São Paulo com escalação mista. Apesar de não exercer uma pressão constante, o Fogão abriu o placar aos 36 minutos com Savarino, que recebeu passe de Igor Jesus e finalizou por cobertura sobre o goleiro Jandrei. Com esse gol, Savarino tornou-se o jogador do clube com mais participações diretas em gols no ano, somando 14 gols e 12 assistências.

Na segunda etapa, o Botafogo administrava o jogo, ainda mais com a notícia da derrota do Palmeiras, concorrente direto ao título. No entanto, aos 17 minutos, Marlon Freitas perdeu a bola para William Gomes, que chutou da entrada da área e empatou para o São Paulo. O jogo caminhava para o empate, mas aos 46 minutos, Gregori aproveitou falha de Jandrei e decretou o triunfo do Botafogo, que garantiu a conquista do Brasileirão.