Turismo Nacional

Brasil passa a ter escala completa no automobilismo profissional

O campeão da divisão principal da Turismo Nacional de 2024 receberá como prêmio a bonificação do equivalente a uma temporada na Stock Series

A Turismo Nacional passa a integrar oficialmente a escalada rumo à Stock Pro. Foto: Beto Correa - Stock Car

Promotora das principais categorias do automobilismo brasileiro, a Vicar anunciou neste último sábado (23) o elo que faltava em seu projeto de incentivo ao surgimento de pilotos profissionais no país. Em uma apresentação especial para competidores, realizada no Velopark, onde a categoria está disputando sua quinta etapa, a promotora informou que o campeão da divisão principal da Turismo Nacional de 2024 receberá como prêmio a bonificação do equivalente a uma temporada completa na Stock Series, último estágio antes da Stock Car Pro Series, campeonato que reúne os principais pilotos e equipes do Brasil e que é o sonho da maior parte da nova geração de competidores brasileiros.

Com o anúncio, a Vicar passa a oferecer temporadas como premiação para os campeões de categorias planejadas para funcionar como estágios de graduação progressiva para jovens talentos que buscam a profissionalização em uma atividade que oferece não apenas emoção e desafios de superação pessoal, mas também salários consideráveis para os principais atletas.

“Estamos muito felizes em anunciar mais um pacote de premiações no automobilismo brasileiro, mais uma prova que estamos devolvendo parte do que o automobilismo nos proporciona como empreendedores do esporte. Esse projeto mostra também que estamos empenhamos no fomento da nossa indústria”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

“O campeão da divisão “Overall A”, que reúne os campeonatos de Endurance e Sprint da Turismo Nacional, receberá como prêmio a temporada 2025 na Stock Series, na qual poderá lutar para ganhar o prêmio equivalente a uma temporada na Stock principal. Esse é o maior projeto de incentivo de carreira do automobilismo sul-americano”, detalhou Julianelli.

Para ter direito ao prêmio acima, o campeão da divisão “Overall A” deverá ter menos de 30 anos de idade. Caso contrário, receberá como prêmio incentivos para disputar a própria “Overall A” em 2025: isenção da taxa de inscrição, pneus para o ano todo e isenção do custo do Kit Audace, pacote técnico que inclui leasing do motor, câmbio, sistema de arrefecimento e outros itens mecânicos e eletrônicos. Já o campeão da “Overall B” receberá este mesmo pacote, mas para ascender à “Overall A”.

O que dizem os pilotos – Na semana passada, a Vicar já havia anunciado outra novidade para 2024, que deve gerar muita agitação nos boxes da Turismo Nacional: a realização de uma Copa Endurance, com uma corrida de três horas de duração em fevereiro e outra em setembro. Já o campeonato no estilo sprint terá seis provas previstas para a próxima temporada. Confira o que disseram os pilotos:

Pedro Luiz Pinheiro, 17 anos: “É muito raro ver uma oportunidade como essa que te dá chance para correr na categoria de acesso à Stock Car. Correr na Stock Series é a chance de estar na base para um dia chegar na Stock Pro, que é meu sonho e grande objetivo, já que é o maior campeonato do Brasil. Com certeza, quem estiver correndo na TN vai agarrar essa oportunidade com unhas e dentes”.

Edu de Paula, 21 anos: “Estou estreando na Turismo Nacional nesta temporada, e ter essa chance é algo muito motivador. É um sonho para quem está aqui na pista poder viver do automobilismo e se profissionalizar, então este é o momento perfeito”.

Edu Cavalli, 24 anos: “As pessoas costumam me perguntar: ‘O que você ganha quando conquista uma corrida?’. Respondia: ‘Um tapinha nas costas e um aperto de mãos’. Mas agora o jogo virou. A Turismo Nacional e a Vicar estão fazendo essa coisa incrível que é dar um rumo para ser seguido e, tenho certeza, esse grid vai encher para o ano que vem. Vai ser muito importante para todos nós”.

Arthur Scherer, 27 anos: “Faltava isso no automobilismo. Vimos muito esse tipo de incentivo nos Estados Unidos e na Europa, mas sentíamos falta de algo assim por aqui. É um investimento pesado, mas também um impulso para o esporte e para nós. Correr na Turismo Nacional e ter a chance de subir para a Stock Series e, quem sabe, poder avançar para a Stock Pro, é essencial para nós no sentido de profissionalizarmos ainda mais as nossas categorias”.

Calendário da Turismo Nacional 2024:
1ª etapa Endurance: 25 de fevereiro
1ª etapa Sprint: 14 de abril
2ª etapa Sprint: 26 de maio
3ª etapa Sprint: 21 de julho
4ª etapa Sprint: 25 de agosto
2ª etapa Endurance: 22 de setembro
5ª etapa Sprint: 20 de outubro
6ª etapa Sprint: 1º de dezembro