Automobilismo

Brasileira Rafaela Ferreira é confirmada no programa da Red Bull para F1 Academy em 2025

Formada na F-4 brasileira, catarinense será segunda pilota a levar os aprendizados para o automobilismo internacional

Rafaela Ferreira, pilota brasileira
Rafael Ferreira faz parte de novo projeto da F1 Academy. Foto: VCARB

A jovem piloto Rafaela Ferreira, de 19 anos, será a mais nova representante brasileira na F1 Academy, a iniciativa da FIA voltada ao desenvolvimento de talentos femininos no automobilismo. O anúncio feito nesta quarta-feira (30) marca a entrada de Rafaela no prestigiado programa Visa Cash App RB Academy, ligado à equipe oficial da Red Bull na Fórmula 1, a partir de 2025.

Em seu segundo ano na Fórmula 4 Brasil, Rafaela se destacou com feitos históricos: em 2023, foi a primeira mulher a subir ao pódio, e em 2024, fez história novamente ao conquistar a primeira vitória feminina no campeonato da FIA. Representando a TMG Racing, Rafaela acumula duas vitórias, incluindo uma recente etapa na Argentina, em outubro, consolidando-se como uma promessa no cenário automobilístico.

Rafaela se junta a Aurélia Nobels, também vinda da F-4 Brasil e atualmente no programa de desenvolvimento da Ferrari, competindo pela ART Grand Prix na F1 Academy. “Essa oportunidade é um grande marco na minha carreira e a realização de um sonho. Estou determinada a dar o meu melhor e confiante de que alcançaremos ótimos resultados juntos. Mal posso esperar para o próximo ano!”, declarou Rafaela.

Sarah Harrington, gerente do Red Bull Academy, elogiou o desempenho de Rafaela na temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil. “Estamos impressionados com a performance de Rafaela e felizes em recebê-la na equipe para a F1 Academy em 2025. Rafaela tem um talento e potencial excepcionais, e seu histórico de vitórias no Brasil já fala por si. Ansiosa para apoiá-la em seu desenvolvimento e para ver o que o próximo ano trará”, comentou Sarah.

Laurent Mekies, chefe do VCARB na Fórmula 1, expressou entusiasmo pela nova integrante brasileira. “Estamos muito animados com a entrada de Rafaela na família VCARB. A F1 Academy teve uma grande repercussão nesta temporada, aumentando a visibilidade do automobilismo feminino. Rafaela representa um talento emergente no Brasil, e estamos empolgados em apoiar sua trajetória e inspirar a próxima geração de pilotos femininas”, afirmou Mekies.

Enquanto se prepara para o novo desafio, Rafaela segue disputando a F-4 Brasil, ocupando atualmente a quarta posição no campeonato, com 148 pontos. A categoria terá sua próxima etapa no Grande Prêmio de São Paulo, com corridas no Autódromo de Interlagos nos dias 2 e 3 de novembro.