Brasília recebe Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais
Brasília vai sediar três grandes eventos nacionais de Saltos Ornamentais, que contarão com a participação…
Brasília vai sediar três grandes eventos nacionais de Saltos Ornamentais, que contarão com a participação dos principais atletas do país na modalidade. A competição será realizada até sábado (16/4), no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília (UnB), um dos legados olímpicos dos Jogos Rio 2016. A entrada para assistir o evento é gratuita.
O evento contará com a participação de mais de 150 atletas de 7 estados brasileiros, que representarão os clubes Esporte Clube Pinheiros/SP, Clube Semanal de Cultura Artística/SP, Fluminense/RJ, Instituto Pro Brasil/RJ, ANADO/SC, Grêmio Vila Olímpica Parahyba/PB, Tuna Luso/PA, Clube do Remo/PA, Paysandu/PA, SESI/GO, IBRIS – Centro Olímpico do Gama/DF e o anfitrião Instituto Pro Brasil/DF.
Nesta quarta-feira (13/4) iniciará o Campeonato Brasileiro Grupos A e B de Saltos Ornamentais, onde competem atletas juvenis, entre 14 e 18 anos de idade. Esta competição servirá como seletiva para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Canadá em novembro, e para os Jogos Mundiais Escolares Gymnasíade, que serão realizados na China também em novembro.
No mesmo dia também iniciam as provas do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, competição nacional mais importante onde participarão atletas de grande destaque, como os atletas olímpicos Kawan Pereira, Isaac Souza, Ingrid Oliveira e Luana Lira, que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O Troféu Brasil também será seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em junho em Budapeste, na Hungria, para os Jogos Mundiais Universitários, que serão realizados na China em julho, e para os Jogos Sul-Americanos da ODESUR, que serão realizados em Assunção/Paraguai no mês de outubro.
Os Campeonatos Brasileiros também contarão pontos para o ranking nacional da modalidade, que define os atletas a serem beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, principal programa de patrocínio para atletas do país.