Futuro

Bruno Guimarães confessa sonho de jogar no Vasco; assista

Bruno Guimarães afirma que cresceu em São Januário vendo o Vasco jogar e que o pai dele é vascaíno. Afirmação foi feita à ESPN

Meia Bruno Guimarães: sonho de jogar no Vasco (Foto: Instagram)

O meia Bruno Guimarães, um dos mais importantes jogadores do Newcastle e figura constante nas convocações da seleção brasileira desde a Copa do Mundo de 2022, revelou em entrevista à ESPN o sonho de jogar no Vasco da Gama.

“Queria realizar o sonho do meu pai, de jogar no Vasco, minha família toda é vascaína. Eu cresci em São Januário, sempre fui torcedor do Vasco”, disse o atleta. Ele afirmou também que é grato ao Athlético Paranaense, clube que o projetou para o futebol internacional.

“Eu penso sim, em voltar, quero terminar a minha carreira no Brasil. Mas ainda não planejei em que data, em que ano. É um pouco difícil, acabei de fazer 27 anos. Tenho ainda, sei lá, dez ou doze anos pela frente. A gente vê aí o Thiago Silva jogando com 41, se não me engano, em alto nível. Então acho que tenho ainda muita coisa para fazer aqui na Europa”, completa.

História de Bruno Guimarães

Bruno nasceu no bairro de São Cristovão, na zona Sul do Rio de Janeiro, e reprovou nos testes que fez no Botafogo, Flamengo e Fluminense quando tentava começar a carreira. O time que o abrigou foi o Audax Rio. Três anos depois, ele recebeu o convite para jogar pelo Audax Osasco, com melhor estrutura.

No dia 9 de abril de 2015, com apenas 17 anos, Bruno Guimarães fez a estreia profissional pelo Audax Osasco, time que era comandado por Fernando Diniz. Ele jogou os últimos três minutos em uma vitória fora de casa contra o Bragantino por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista.

Bruno Guimarães foi definitivamente promovido a equipe principal do time do Audax Osasco no ano de 2017, depois de impressionar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Disputou o Campeonato Paulista de 2017. Após ser eliminados, saiu para o Athletico Paranaense.

No dia 11 de maio de 2017, o meia ingressou no Athletico Paranaense por empréstimo até abril de 2018, e foi inicialmente escalado para o time sub-23. Bruno fez sua estreia na Série A em 17 de junho de 2017, entrando no 2° tempo, em uma vitória por 1 a 0, fora de casa, contra o Atlético Goianiense. Em 1º de março de 2018, assinou um novo contrato com o Athletico Paranaense, até 2021.

Bruno Guimarães marcou seu primeiro gol em 10 de março de 2018, em uma vitória em casa por 7 a 1, contra o Rio Branco-PR, pelo Campeonato Paranaense. Tornou-se então titular indiscutível da equipe sob o comando do técnico Tiago Nunes e, em 5 de fevereiro de 2019, renovou o seu contrato até 2023.

Se tornou um dos grandes destaques do Athletico Paranaense no ano de 2019. Marcou na primeira partida da final da Copa do Brasil de Futebol de 2019, no 1 a 0 contra o Internacional. Atuou os 90 minutos na partida de volta, no Estádio Beira-Rio, que terminara 2 a 1 para o Athletico, que conquistou o título. Terminou o ano como Melhor Primeiro Volante, no Prêmio Craque do Brasileirão, além de sondagens de grandes europeus, como Atlético de Madrid, Arsenal, Benfica e Lyon.

Passagem pelo Lyon

Após muitas especulações sobre o destino de Bruno para 2020, no dia 30 de janeiro de 2020, o Lyon anunciou oficialmente a sua contratação. O agora ex-jogador do Athletico Paranaense assinou contrato até 30 de junho de 2024 com o clube francês. No comunicado, o Lyon confirmou que pagou 20 milhões de euros (R$ 93 milhões) por Bruno Guimarães, que está com a Seleção Brasileira sub-23 disputando o Pré-Olímpico. Por conta disso, ele só se apresenta ao Lyon no dia 11 de fevereiro.

Para continuar usando seu número favorito, o inusitado 39, o Lyon precisou pedir uma autorização especial para a LFP, visto que a liga permite que os jogadores sejam numerados apenas de 1 a 30.

Em sua passagem pelo Lyon Bruno disputou 71 jogos, marcou oito gols e deu 10 assistências.

Bruno no Newcastle

Em 31 de janeiro de 2022 o Newcastle United anunciou a contratação de Bruno o clube inglês pagou cerca de 52 milhões de euros (R$ 312 milhões na cotação atual), essa quantia faz de Guimarães o nono jogador brasileiro mais caro da história, segundo o site Transfermarket o contrato firmado é de quatro anos e meio.[11] Bruno estreou em 8 de fevereiro na vitória por 3-1 contra o Everton.[12] Ele marcou seu primeiro gol pelo Newcastle na vitória por 2 a 1 em Southampton, em 10 de março.[13]

Bruno Guimarães terminou a temporada 2023-24 com 50 jogos, com sete gols e dez assistências.