SUPERAÇÃO

Campeão Mundial de Jiu-jitsu, goiano Matheus Oliveira usa esporte como forma de superar ansiedade

Matheus Oliveira conquistou 3 títulos no Mundial de Jiu-jitsu, além de um segundo lugar

Matheus Oliveira com medalhas do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo Pessoal

O esporte é um meio utilizado por muitos para manter o bem-estar físico e mental e foi através do Jiu-jitsu que Matheus Oliveira se encontrou. Aos 27 anos, o goiano viu na modalidade uma forma de superar a ansiedade. Além disso, o trabalho forte também rendeu frutos esportivos, com a conquista de 4 medalhas no último Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo.

“Me considero um campeão desde o dia em que eu não desisti de mim, da minha vida, dos meus sonhos. Eu sofria de ansiedade e comecei a ter fortes crises, quando meu melhor amigo me apresentou o jiu-jitsu. Me orgulho em dizer que não precisei tomar nenhuma pílula de remédio, consegui a cura total dentro do tatame. O esporte devolveu minha autoestima, minha vontade de vencer e me deu um novo propósito”, afirmou.

Títulos e superação no Japão

No final de setembro, o faixa roxa foi até o Japão, onde faturou 3 títulos no Mundial de Jiu-Jitsu, além de uma medalha de prata. Matheus Oliveira foi campeão na categoria super pesado de kimono e sem kimono, além de ter conquistado o título na categoria absoluto com kimono. Já no absoluto sem kimono, o goiano ficou com o vice-campeonato.

“Esses títulos no Japão são a consolidação de uma mudança de vida e meu propósito é mostrar para o máximo de pessoas que se encontram na situação que eu estava, de que eles também são capazes de dar a volta por cima e serem vencedores”, afirmou o atleta, que comentou sobre essa experiência de lutar no país asiático. No total, foram 11 embates para conquistar as medalhas.

“Lutar esse mundial foi uma experiência incrível, ainda mais por ser no Japão, país onde se originou o jiu jitsu. Eu sempre estou em busca do lugar mais alto do pódio, toda minha preparação é focada em ser campeão. Mas quando se trata de uma competição como essa, com mais de 5 mil atletas do mundo inteiro, ganhar 3 ouros e uma prata faz dessa conquista um marco histórico e extraordinário”, falou.

O poder do jiu-jitsu

Matheus Oliveira afirmou que apesar das conquistas, o grande objetivo das conquistas foi mostrar sua força em superar os obstáculos. “Em minha jornada nunca quis ser uma referência de um grande atleta, mas sim de um vencedor, de uma pessoa que jamais desistiu, que enfrentou de frente os problemas. O jiu jitsu tem um poder enorme de te colocar no lugar onde você realmente deveria estar: no hoje, no agora”, comentou.