Tecnologia

Campeonato Goiano vai contar com VAR light, versão simplificada do árbitro de vídeo

Estreia pode acontecer na partida entre Vila Nova e Inhumas, nesta terça-feira (7)

A Federação Goiana de Futebol (FGF) anunciou na manhã desta terça-feira (7) uma novidade para a sua principal competição: o Campeonato Goiano. O torneio agora irá contar com o VAR light, uma versão simplificada do árbitro de vídeo e a estreia poderá acontecer já no duelo entre Vila Nova e Inhumas, logo mais às 19h30 (horário de Brasília), no Onésio Brasileiro Alvarenga, mas um teste será realizado a tarde para confirmar, ou não, a presença do equipamento.

Para contar com o VAR light, a FGF precisou de uma autorização da Fifa, através de uma comunicação estabelecida pela CBF. O equipamento, que possui um número menor de câmeras e também é, consequentemente, mais barato, será operado por uma empresa que possui chance com a maior entidade do futebol, que é o 2live.

A estrutura, por ter menos câmeras, não irá contar com a tecnologia de traçar as linhas de impedimentos. Isso será feito com as imagens que serão utilizadas na transmissão, deixando a decisão apenas os ‘flagrantes’. Além disso, não terá a possibilidade de gravar a comunicação entre a arbitragem do VAR e também de campo. Eles irão conversar, mas não será possível disponibilizar em outro momento.

A tecnologia do VAR light também chegará ao interior do futebol goiano e com isso, todos os jogos contarão com a presença ‘mais simples’ do árbitro de vídeo. A empresa que irá comandar as imagens, precisa apenas de uma cabine e irão utilizar tablets para manusear e disponibilizar os lances para a arbitragem. Em termos financeiros, o custo será de cerca de R$ 10 mil por partida, sendo que o tradicional era um valor superior.

A utilização da ferramenta já acontecerá nesta 9ª rodada do Goianão, nas partidas Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia, na Serrinha. No duelo no OBA, Wilton Sampaio será o árbitro de VAR, auxiliado por Edson Antônio. Na partida da Serrinha, André Castro será o árbitro de vídeo, também auxiliado por Edson Antônio.