Futebol inglês

Capitão da Premier League se recusa usar braçadeira de arco-íris em apoio a campanha de inclusão da comunidade LGBTQ+

Sam Morsy, do do Ipswich Town, é mulçumano e alegou razões religiosas para não usar equipamento. Ele foi o único capitão a não colocar o símbolo da campanha Rainbow Laces

Braçadeira usada durante a campanha Rainbow Laces. Foto:Reprodução/X

O capitão Sam Morsy, do Ipswich Town, foi o único entre os 20 clubes a recusar colocar a braçadeira de arco-íris da campanha Rainbow Laces durante jogos da Premier League. Morsy disse que por motivos religiosos não vai usar o equipamento, mas que está comprometido com a causa da campanha.

Desde 2013 a Rainbow Laces e Premier League se unem para promover a inclusão da comunidade LGBTQ+. A campanha Rainbow Laces fornece uma plataforma para destacar o trabalho de igualdade, diversidade e inclusão realizado durante todo o ano no esporte para apoiar a comunidade LGBT+, desde destacar questões importantes que a comunidade ainda enfrenta até a educação e a promoção de alianças.

A campanha acontece entre 29 de novembro e 5 de dezembro na liga inglesa. Durante esse período os capitães trocam as braçadeiras tradicionais pelo modelo com arco-íris, as bandeirinhas que ficam nas marcas de escanteio no campo também são trocadas por modelos com as cores do arco-íris, , além de outros materiais educativos ficarem disponíveis nos estádios.

Único time da Premier League a não ter o líder usando o símbolo da campanha, o Ipswich Town, emitiu um comunicado explicando que se compromete com a causa. Veja abaixo:

“O Ipswich Town Football Club está comprometido em ser um clube totalmente inclusivo e que acolhe a todos. Apoiamos com orgulho a campanha Rainbow Laces da Premier League e apoiamos a comunidade LGBTQ+ na promoção de igualdade e aceitação. Ao mesmo tempo, respeitamos a decisão do nosso capitão Sam Morsy, que escolheu não usar a braçadeira de capitão arco-íris devido às suas crenças religiosas. Continuaremos a cultivar um ambiente onde todos são valorizados e respeitados, tanto dentro quanto fora do campo”, disse o clube ao jornal inglês “Mirror”.

A campanha Rainbow Laces foi lançada em 2013 pela LGBT+ Stonewall, instituição sem fins lucrativos, que tem objetivo de tornar o ambiente esportivo em um lugar de inclusão e aceitação. Pesquisas independentes mostram que uma em cada quatro pessoas LGBTQ+ não se sente bem-vinda em grupos esportivos comunitários ou esportes de equipe.