MATA-MATA

CBF divulga alteração no regulamento da primeira fase da Copa do Brasil

Para a temporada 2025, a Copa do Brasil terá a participação de três equipe goianas, Aparecidense, Atlético Goianiense e Vila Nova

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (6/01) uma alteração importante no regulamento da Copa do Brasil 2025. Para a próxima edição da competição nacional, os clubes melhores ranqueados não terão mais a vantagem do empate na primeira fase do torneio, como ocorria nos últimos anos.

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil 2025, no artigo 21, que trata dos critérios de desempate na 1ª fase, agora, em caso de empate no tempo regulamentar, a definição do classificado será feita por meio de cobranças de pênaltis, assim como nas outras fases. Vale destacar que, até 2024, os times com melhor posição no ranking podiam avançar de fase em caso de empate.

A primeira fase da Copa do Brasil contará com 80 equipes, incluindo três goianas: Atlético Goianiense, Vila Nova e Aparecidense. Os confrontos serão definidos nos próximos dias, em sorteio realizado pela CBF. Após a segunda fase, outras 12 equipes entrarão na disputa do torneio. No total, serão 92 equipes representando os 27 estados do Brasil.

Além da grande competitividade da Copa do Brasil, com diversos clubes, a competição tem como principal atrativo a premiação. Na última temporada, a CBF distribuiu mais de R$ 500 milhões em prêmios para os clubes participantes. A tendência é que, nesta temporada, esse valor sofra um acréscimo.