CBF planeja realizar Brasileiro de Aspirantes neste ano; clubes goianos divergem sobre participação
Vila Nova demonstrou interesse, Goiás recusa e Atlético Goianiense analisa oferta da CBF
Desde a última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou os contatos com clubes da Série A e Série B para saber os interesses a respeito de uma nova edição do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A entidade planeja realizar o torneio entre os meses de setembro e novembro. Entre os times goianos, o Vila Nova sinalizou positivamente, ao contrário do Goiás, enquanto o Atlético Goianiense analisa internamente.
Inicialmente a CBF consultou os clubes sob a possibilidade de um torneio com idade mínima de 20 anos e máxima de 23. Desta maneira, o Vila Nova não demonstrou interesse, pois utiliza diversos jogadores com 18 anos no sub-20. Porém, uma alteração pode deixar o torneio com a idade mínima de 17 anos, o que mudou o posicionamento do Colorado.
Pelo lado do Goiás, o Esmeraldino não demonstrou interesse em estar na competição. O clube está focado no Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, além da Copa Goiás Sub-20, que também serve de preparação para a Copa São Paulo de 2025. O Atlético Goianiense, por sua vez, vê apenas uma pequena chance de participar, já que nos últimos anos não foi adepto do torneio. A diretoria atleticana segue analisando.
No ano passado, houve o interesse na criação de uma liga para a criação do torneio de Aspirantes, que havia sido encerrado pela CBF após 2022. Porém, essa ideia não foi adiante devido a falta de apoio das federações. A CBF sinalizou com a possibilidade de contribuir com subsídio à competição nos moldes de outros torneios de base, com 25 passagens e 25 hospedagens por partida – no caso de distâncias superiores a 800 km, as passagens são de avião.