TORCIDA

CBF planeja retorno de público aos estádios a partir de setembro

A entidade planeja a volta dos torcedores de forma gradual

Foto: Divulgação/Globo Esporte

Assim como na temporada 2020, as competições nacionais serão iniciadas sem a presença de público nos estádios, porém a Confederação Brasileira de Futebol já planeja a volta gradativa dos torcedores. De acordo com o planejamento da CBF, existe a possibilidade da presença do público a partir de setembro, mas a data pode mudar de acordo com os dados de disseminação do Covid-19.

O Presidente Nacional da Comissão de Médicos do Futebol da CBF, Jorge Pagura, falou sobre o tema e ressaltou que os dados serão sempre avaliados para uma possível volta do público. A vacinação no país será um dos critérios para a liberação ou não dos torcedores nos estádios.

“Sei que todo mundo está ansioso por isso, mas em saúde e medicina você não pode entrar na ansiedade nem do paciente, nem da situação. Tem que ter critério. A gente ainda está um pouco longe (do panorama ideal). Quando a gente fala em setembro… Toda vez que você fala em pandemia e crava uma data, você erra. É como uma série, um episódio por dia. Recebemos atualizações todo dia”, comentou o médico em entrevista ao programa Redação Sport TV.

Pagura também fez questão de ressaltar que a volta do público só será liberada após os estados liberarem a presença dos torcedores nos estádios. “Por exemplo, em São Paulo, se poderia receber público. Então, o Corinthians, Palmeiras ou São Paulo poderiam receber o Atlético-MG ou o Flamengo. Aí, se vamos para Minas Gerais ou Rio de Janeiro, não pode. Então, para se falar em volta do futebol, se precisa de um controle rígido daquele clube. Com público, as variáveis são imensas”, comentou.

Outros eventos, que terão a presença de público, servirão de base para a CBF se organizar para a volta do torcedor. “Nós vamos ter possibilidade de avaliar uma série de dados. A final da Liga dos Campeões, Jogos Olímpicos. Você também aprende muito com a experiência dos outros. Pretendemos utilizá-las e aplicá-las aqui”, concluiu.