BRASILEIRÃO

Clubes da Série A derrubam restrição à troca de treinadores na competição

A restrição foi aprovada em 2021, porém neste ano, todos os 20 clubes da Série A votaram para derrubar a regra

Troféu do Campeonato Brasileiro
Troféu do Campeonato Brasileiro. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

Nesta quarta-feira (2) foi realizado o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro Série A e uma das medidas adotas para a edição deste ano no Brasileirão é que a regra que restringia a demissão de treinadores foi finalizada. A mudança foi aprovada por unanimidade entre as 20 equipes da competição.

A ideia de derrubar a regra da temporada de 2021 partiu do Corinthians, representado pelo presidente Duilio Monteiro. O clube paulista afirmou que a restrição não tinha efeitos práticos nas equipes, já que em muitos casos as equipes adotavam o discurso de “comum acordo”. Já que pela regra, o clube não poderia trocar de técnico mais do que duas vezes durante a competição. Caso ocorresse, o clube deveria ter um profissional do clube no comando técnico.

A regra foi colocada em votação pela Confederação Brasileira de Futebol no ano passado e aprovada pelas equipes, porém para a edição deste ano, ela não terá mais validade.

Apesar da intenção de diminuir o número de treinadores demitidos, pouco mudou no quadro do futebol brasileiro. Na Série A, foram 21 trocas de técnicos durante a competição de 2021. Já em 2020, que não existia nenhuma exigência, foram 28 trocas de treinadores.