MUDANÇA

Clubes votam a favor e Campeonato Brasileiro Série C muda de formato

Na temporada 2022, a Aparecidense será o representante goiano da Série C

Troféu do Campeonato Brasileiro Série C. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

Foi realizado nesta sexta-feira (4) o conselho técnico do Campeonato Brasileiro Série C, que contará com a participação de um time goiano, a Aparecidense, atual campeã da 4ª Divisão. Na reunião ficou definido que a competição desta temporada irá mudar de formato, com um turno único e os 8 melhores avançam para a segunda fase.

Nas últimas temporadas, a Série C contou com um formato diferente, com as equipes divididas em dois grupos de 10 equipes, sendo que esses eram regionalizados, para evitar grandes viagens. Na votação desta sexta-feira (4), 12 clubes votaram para ter o turno único, inclusive a Aparecidense, contra 8 votos para a manutenção do formato antigo, todos times do Nordeste.

No novo formato, os 20 times se enfrentam em um turno único, com cada equipe fazendo 19 jogos na primeira fase. Os 10 melhores ranqueados irão jogar 10 vezes em casa e 9 fora. Já o restante vão jogar 10 vezes fora e outras 9 como mandantes. Para a segunda fase, os oito melhores times serão divididos em dois grupos e jogarão entre si. Os dois melhores de cada grupo conseguem o acesso para a Série B e vão para o mata-mata.

O Campeonato Brasileiro Série C está previsto para começar no dia 10 de abril e terminar no dia primeiro de outubro. A tabela com os jogos deverá ser divulgada nos próximos dias.