COPA AMÉRICA

Com dois de Angel Romero, Paraguai vira no segundo tempo e derrota Bolívia em Goiânia

Atacante ex-Corinthians decide e garante vitória paraguaia sobre bolivianos, que contaram com gol de ex-Goiás.

Foto: Heber Gomes/Mais Goiás

Em uma partida bastante movimentada, o Paraguai venceu a Bolívia por 3 a 1, de virada, na noite desta segunda-feira (14), no estádio Olímpico, no primeiro jogo da Copa América 2021 em Goiânia. Saavedra, ex-Goiás abriu o placar, mas a situação boliviana se complicou com a expulsão de Jaume Cuellar no fim da etapa inicial. Gamarra e Angel Romero, duas vezes, garantiram a vitória paraguaia.

Na sexta (18), a Bolívia enfrenta o Chile, na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 18h (horário de Brasília). O Paraguai folga na segunda rodada e volta a campo contra a Argentina, às 21h de segunda (21), em Brasília.

O confronto começou bastante animado no estádio Olímpico, com duas finalizações perigosas paraguaias. Porém, na primeira investida da Bolívia, com chute de primeira de Flores, sendo desviado pelo braço de Arzamendia. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti e, na cobrança, Saavedra bateu rasteiro no lado esquerdo do goleiro Silva, que acertou o canto, mas não pegou: 1 a 0.

Em vantagem, a Bolívia se fechou, esperando chances de contra-atacar, o que não aconteceu. Restou ao Paraguai ter o domínio e produzir chances, com tentativas de Romero, Gomez e companhia. Aos 20, inclusive, o atacante ex-Corinthians sofreu pênalti de Cordano. Após consulta ao VAR, o árbitro anulou a penalidade, indicando impedimento do ataque paraguaio, no início da jogada.

A grande chance paraguaia aconteceu aos 42 minutos, após boa troca de passes da esquerda, com cruzamento rasteiro de Arzamendia, que passou na frente do gol até Ángel Romero chegar para completar e, com gol vazio, mandar para fora. Nos acréscimos do primeiro tempo, Jaume Cuellar foi expulso e deixou a Bolívia com um jogador a menos.

Foto: Heber Gomes/Mais Goiás

O segundo tempo teve uma pressão ainda maior do Paraguai diante de uma acuada Bolívia, que se segurou o máximo, com boas defesas de Cordano e erros de finalizações adversárias. Após chute de Almiron, o arqueiro boliviano desviou com a ponta dos dedos e a bola carimbou o travessão, aos 11. Aos 17, Gamarra emendou um belo chute de primeira da entrada da área e mandou no cantinho para empatar: 1 x 1.

Três minutos depois, após cruzamento da direita, Gonzalez cabeceou, Cordano defendeu e, no rebote, Ángel Romero completou na pequena área e virou a partida: 2 x 1. O ex-jogador do Corinthians ainda marcou o terceiro e definiu a vitória do Paraguai aos 35 minutos.

Ficha técnica:
Paraguai 3 x 1 Bolívia
1ª rodada da Copa América 2021
Data: 14 de junho de 2021 (segunda)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, em Goiânia

Árbitro: Diego Mirko Haro Sueldo (PER)
Auxiliares: Raul Eduardo Lopez Cruz (PER) e Jonny Max Bossio Moncada (PER)
VAR: Wagner Reway (BRA)
Cartões amarelos: Arzamendia, Espinola (PAR); Bejarano, Cuellar, Flores (BOL)
Cartão vermelho: Jaume Cuellar (BOL)
Gols: Saavedra (BOL) aos 8′ 1T (0-1), Gamarra (PAR) aos 16′ 2T (1-1), Ángel Romero (PAR) aos 19′ 2T (2-1) e 35′ 2T (3-1)

Paraguai: Silva; Espinola, Gomez, Alonso e Arzamendia; Piris Da Motta (González), Villasanti, Gimenez e Almiron; Angel Romero e Ávalos.
Técnico: Eduardo Berizzo

Bolívia: Ruben Cordano; Diego Bejarano, Haquin, Jusino e Sagredo; Arce, Justiniano, Saavedra (Wayar Cruz), Cespedes e Ramallo; Flores e Jaume Cuellar.
Técnico: César Farias