Sub-23

Com dois goianos, CBF define os clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Goiás e Vila Nova demonstraram interesse e vão disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes que se inicia neste mês

Vila Nova e Goiás serão os representantes goianos no Brasileiro de Aspirantes. Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrou em contato com os clubes interessados e oficializou as 16 equipes que irão disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A entidade procurou 40 times que estão na Série A e B e entre aqueles que se propuseram a entrar, os 16 melhores ranqueados foram escolhidos e isso contou com dois representantes goianos: Goiás e Vila Nova. A previsão de início é no fim deste mês de setembro.

Confira todos os clubes que vão disputar o Brasileiro de Aspirantes: Atlético-MG, Botafogo, CRB, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Juventude, Mirassol, RB Bragantino, Santos FC, Sport, Vasco da Gama, Vila Nova e Vitória.

Inicialmente a CBF consultou os clubes sob a possibilidade de um torneio com idade mínima de 20 anos e máxima de 23. Desta maneira, alguns clubes como o Vila Nova não demonstraram interesse, pois utiliza diversos jogadores com 18 anos no sub-20. Porém, a entidade removeu essa possibilidade e qualquer atleta poderá disputar.

No ano passado, houve o interesse na criação de uma liga para a criação do torneio de Aspirantes, que havia sido encerrado pela CBF após 2022. Porém, essa ideia não foi adiante devido a falta de apoio das federações. A CBF sinalizou com a possibilidade de contribuir com subsídio à competição nos moldes de outros torneios de base, com 25 passagens e 25 hospedagens por partida – no caso de distâncias superiores a 800 km, as passagens são de avião.