Aprimorando

Novo técnico do Vila já foi zagueiro no rival Goiás

Lacerda concluiu um curso da CBF em busca de estar mais preparado para o novo desafio

Foto: Reprodução arquivo pessoal

Rafael Lacerda assumiu o comando do Vila Nova com um grande desafio pela frente: levar o time à Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. O vínculo entre o treinador e o clube é de um ano, e ele chega com a missão de reformular a equipe e prepará-la para uma temporada de sucesso, buscando o tão sonhado acesso à elite do futebol nacional.

A trajetória de Lacerda como jogador e treinador o credencia para este novo desafio. Como zagueiro, ele teve passagem pelo Goiás entre 2012 e 2013, mas foi no comando de equipes que ele se destacou. Com passagens por clubes como Caxias, Aimoré-RS, ABC e Barra-SC, foi no Amazonas que Lacerda realmente firmou seu nome no cenário do futebol nacional. Com 193 jogos e 85 vitórias, ele comandou a equipe em dois acessos consecutivos: primeiro, da Série D para a Série C, em 2022, e depois, com o título da Série C, garantiu a vaga na Série B em 2023. Em sua estreia na competição, o Amazonas fez uma campanha tranquila, terminando em 11º lugar, longe da zona de rebaixamento.

Além disso, Lacerda aproveitou o recesso do calendário nacional para aprimorar seus conhecimentos e concluiu a Licença A na CBF Academy, reforçando seu compromisso com o aperfeiçoamento contínuo. “Finalizamos o curso em 12 dias e agora, sim, a gente vai ter uma semana para descansar um pouco, na verdade, sempre conversando com a diretoria do Vila, porque a gente está na fase final de montagem do elenco, para o dia 26 se apresentar e começar a nossa próxima temporada de 2025, que a gente espera ter muito sucesso lá no Vila Nova”, comentou o treinador.

Agora, à frente do Vila Nova, Lacerda aposta na construção de um time equilibrado, com uma defesa sólida e um ataque eficiente. Ele acredita que a chave para o sucesso será superar os momentos decisivos, e para isso, trabalhará junto à diretoria e aos jogadores para moldar uma equipe competitiva, capaz de conquistar o acesso e recuperar o prestígio do Tigrão no cenário nacional. Com experiência, ambição e agora uma qualificação técnica ainda mais sólida, o treinador chega para escrever uma nova página de conquistas na história do clube.