SEGUE 100%

Com futebol burocrático e pouca inspiração, Brasil vira sobre a lanterna Venezuela

Sem brilho, seleção brasileira joga para o gasto, faz 3 a 1 sobre adversário fraco e segue com 100% de aproveitamento.

Foto: Lucas Figueiredo - CBF

O Brasil segue com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas. Nesta quinta-feira (7), os comandados de Tite tiveram uma noite de pouquíssima inspiração, mas, mesmo assim, conseguiram a nona vitória em nove jogos. Diante da fraca Venezuela, lanterna com apenas quatro pontos, a seleção brasileira sofreu, mas ganhou, de virada, por 3 a 1. Os gols foram de Eric Ramírez (para os mandantes), Marquinhos, Gabriel Barbosa e Antony.

Quando Brasil e Venezuela voltam a campo?

A seleção brasileira vai enfrentar a Colômbia, às 18h de domingo (10), no estádio Metropolitano, em Barranquilla. No mesmo dia, às 17h30, a Venezuela recebe o Equador, novamente em Caracas.

Fechando a rodada tripla, as equipes voltam a campo na quinta-feira (14). Às 21h, os venezuelanos visitam o Chile, enquanto o Brasil duela com o Uruguai na Arena da Amazônia, em Manaus, a partir das 21h30.

Como foi a partida?

Sem criatividade, inspiração ou qualquer traço de bom futebol, o Brasil teve uma sofrível atuação – mais sonolenta do que de costume – na primeira metade da partida em Caracas. Para piorar, saiu em desvantagem, após escorregões de Marquinhos e Fabinho na área, com Eric Ramírez abrindo o placar: 1 a 0 para a Venezuela.

Após o terrível primeiro tempo, o Brasil voltou com Raphinha (do Leeds United, da Inglaterra) na vaga de Everton Ribeiro. A novidade até produziu boas arrancadas e lances individuais, mas a equipe seguia com dificuldades para criar algo efetivo. Restou investir e insistir na bola aérea.

Aos 11 minutos, Guilherme Arana cobrou falta para a área e Thiago Silva cabeceou para as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. O Brasil, finalmente, empatou aos 25 minutos, quando Raphinha cobrou escanteio e Marquinhos apareceu livre na segunda trave para testar firme para baixo: 1 a 1.

A virada aconteceu aos 37 minutos, quando Vinícius Júnior chutou fraco rasteiro, o goleiro Graterol deu rebote e Gabriel Barbosa foi derrubado. Na cobrança do pênalti, o atacante bateu no meio do gol e virou a partida, confirmando a vitória brasileira: 2 a 1.

Destaque da partida, Raphinha voltou a participar de forma decisiva já nos acréscimos. Aos 50 minutos, arrancou pela direita, invadiu a área e, já na linha de fundo, tocou rasteiro para Antony completar para as redes e fechar a conta: 3 a 1.