Com gols na reta final, Atlético Goianiense vence o Flamengo, mas não vai à Libertadores
Rubro-negro faz o seu papel, vence time carioca, mas América-MG e Fluminense vencem seus respectivos jogos e atrapalham os goianos
O seu papel, o Atlético Goianiense fez. O rubro-negro venceu o Flamengo na noite desta quinta-feira (9), no estádio Antônio Accioly, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terminou em 2 a 0 para os goianos, com gols marcados pelos atacantes Lucão e Toró, mas não foi o suficiente para conquistar uma vaga na Libertadores. América-MG e Fluminense venceram seus respectivos jogos e o time goiano encerra a Série A com 53 pontos e um lugar na Copa Sul-Americana de 2022.
Antes da bola rolar, o treinador Marcelo Cabo anunciou que havia renovado o seu contrato para a próxima temporada. O comandante, que esperou até os últimos minutos, não conseguiu contar com André Luis desde o início do duelo, que se recuperou de uma inflamação no púbis, com isso manteve o esquema com quatro meio-campistas. Sem Dudu, Arnaldo foi o escolhido para iniciar o duelo.
Como foi o jogo entre Atlético Goianiense e Flamengo?
Dentro das quatro linhas, no primeiro tempo apenas um chute foi dado em direção ao gol. Com uma posse de bola equilibrada, apenas o Atlético Goianiense exigiu uma defesa do goleiro Hugo. Com poucas oportunidades criadas, o Flamengo priorizou a marcação com uma linha de três zagueiros e apostando na velocidade de seus jovens jogadores, mas não conseguiu nada além de travar os donos da casa.
O momento de maior emoção durante o primeiro tempo do confronto, foi na verdade fora das quatro linhas. Após anunciar, no auto falante, que o América-MG teve um gol anulado, a torcida comemorou, pois sabia que a esperança de ir para a pré-Libertadores estava mantida.
A esperança da torcida foi embora, já que no segundo tempo, o América-MG abriu o placar contra o São Paulo, assim como o Fluminense contra a Chapecoense. Mas em Goiânia, o Atlético Goianiense teve dificuldades em passar pelo sistema defensivo do Flamengo, que não deu espaços para o rubro-negro.
O Atlético Goianiense tentou, tentou, tentou e uma hora conseguiu. Pressionando a equipe carioca, o rubro-negro goiano chegou ao gol na “base do abafa”. Marlon Freitas cruzou da direita e Lucão, que havia entrado minutos antes, mandou de cabeça para o fundo da rede, marcando o seu segundo gol em toda a temporada. O primeiro havia sido contra o Grêmio.
Já nos acréscimos, o Atlético Goianiense chegou ao segundo gol. Após mais uma jogada individual de Marlon Freitas, o meio-campista cruzou rasteiro para o meio da área e encontrou Toró, que com o gol aberto, apenas escorou para o fundo da rede, ampliando e dando números finais ao duelo em Goiânia.
Apesar da vitória, o Atlético Goianiense não conseguiu sua vaga na Libertadores, pois América-MG e Fluminense venceram seus respectivos jogos. Apesar disso, o time goiano volta pela terceira vez na história a disputar a Copa Sul-Americana em 2022.
FICHA TÉCNICA
Atlético Goianiense 1×0 Flamengo
Data: 9 de dezembro, 2021
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Gol: Lucão (ACG)
Atlético Goianiense: Fernando Miguel; Arnaldo, Oliveira, Éder (Wanderson) e Arthur; Maranhão (André Luis), Marlon Freitas, Baralhas e Rickson (Toró); Janderson (André Lima) e Brian Montenegro (Lucão). Técnico: Marcelo Cabo.
Flamengo: Hugo Souza; Noga, Bruno Viana (Werton) e Léo Pereira; Wesley, João Gomes, Piris da Motta, Lázaro (Matheus França) e Renê; André Luiz (Thiaguinho) e Vitor Gabriel (Ryan Luka). Técnico: Maurício Souza